Colégio Lauro Portugal é bi no ‘Ganhando o Mundo’

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Educação
  6. /
  7. Colégio Lauro Portugal é...

Colégio de São Martinho, distrito de Rolândia, teve, pelo 2º ano consecutivo, um aluno selecionado para o programa de intercâmbio do Estado

Gabriela, o diretor Reinaldo Gonçalves e Carlos Guilherme

O Colégio Estadual Dr. Lauro Portugal Tavares, em São Martinho, distrito de Rolândia, brilhou mais uma vez no programa do Governo Estadual chamado ‘Ganhando o Mundo’. Isso porque, pelo segundo ano consecutivo, um aluno do colégio foi selecionado para realizar um intercâmbio cultural em um país estrangeiro. Em 2022, a aluna Gabriela Leonardi Nogueira (15), foi uma das selecionadas e viajou para a Nova Zelândia e, neste ano, o aluno Carlos Guilherme Scabola recebeu a oportunidade.


O ‘Ganhando o Mundo’ tem como objetivo proporcionar a estudantes da rede pública estadual a experiência única de estudar em um país estrangeiro por um trimestre, totalmente custeado pelo Governo. Além de conhecer uma nova cultura, os alunos beneficiados têm a chance de aprimorar o idioma, desenvolver habilidades pessoais e ampliar horizontes acadêmicos.


De acordo com o diretor da instituição de São Martinho, Reinaldo Gonçalves, a seleção dos alunos para o programa é feita através de um edital divulgado pelo governo estadual. “Nós orientamos os estudantes, desde o 9º ano sobre o processo de inscrição e requisitos para participar. Para se tornar apto a participar o aluno tem que ter no mínimo 85% de frequência na escola, não pode tirar menos de 70 nas avaliações, e precisa estar fazendo parte do projeto aluno-monitor”, explicou Reinaldo.


Embora Carlos Guilherme tenha sido selecionado no município de Rolândia pelo programa neste ano, ele optou por não seguir com o intercâmbio por motivos pessoais. De qualquer forma, o aluno segue como um exemplo de dedicação e empenho para os colegas da instituição. Ao JR, revelou que pretende seguir a área de ciências biológicas. “Sempre me dediquei muito na área acadêmica e meu desempenho dentro da participação desse programa foi natural”, revelou.


A aluna Gabriela Leonardi Nogueira, que foi a vencedora da edição anterior do programa, ressaltou que a experiência de estudar na Nova Zelândia foi incrível. Ela ficou hospedada em casa de família, teve aulas em inglês e fez amizades que perduram até hoje. Destacou que, mesmo sem saber o idioma na época, sua determinação a levou a aprender e se adaptar durante os três meses de intercâmbio. “O diretor incentivou muito a minha participação na época e foi uma experiência incrível”, revelou.


Ao todo, a Escola Estadual Lauro Portugal conta com 210 alunos matriculados e um corpo docente composto por 20 professores. O diretor afirma que se orgulha das conquistas que os alunos da instituição estão tendo no programa e continua incentivando-os a buscarem novas experiências tanto para o desenvolvimento acadêmico como também para o pessoal.


O aluno ou aluna de Rolândia que deve receber a bolsa de intercâmbio do Governo será conhecido em breve – há uma lista de 10 classificados no município e três deles são do Lauro Portugal.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Educação

Cambé: iniciadas as matrículas para 2025

Secretaria de Educação e Cultura já iniciou as matrículas para ano letivo de 2025 na Educação Infantil, Fundamental e EJA A Secretaria de Educação e

Educação

Grupo Nhande Marandu intensifica ações

Projeto cultural afro-indígena do Colégio Kennedy tem atividades e ações durante todo o ano, mas que se intensificam durante o mês da ‘Consciência Negra’ O