O prazo para a conclusão do CMEI no bairro é de oito meses; crianças da região estudam em CMEIs do Parigot de Souza ou do Nobre atualmente
Na terça-feira (21), foram iniciadas as obras de retomada da construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Jardim José Perazolo. Dessa maneira, desenrola-se uma situação de anos em que a obra foi iniciada e, depois, paralisada. Nesse dia, o prefeito Ailton Maistro e os secretários Zeca Salgueiro (Planejamento), Leise Camargo (Educação), Diego Silva (Assuntos Legislativos) e arquiteta Juliana Vanzela estiveram no local para acompanhar o início das obras.
Representantes da empresa que executa a obra, a Norma Construções Civis LTDA, de Londrina, receberam as autoridades. O valor total do CMEI é de R$ 1.799.678,06, recursos da Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Paraná que oferece crédito para manter, ampliar e modernizar atividades comerciais, industriais e de serviços. “Os pais do Jardim Perazolo me procuraram explicando a necessidade. Procurei o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, João Ortega, que atendeu esse nosso pedido. Aproveito para agradecer também o governador Ratinho Junior por entender a importância dessa obra para a população local”, explicou o deputado Cobra Repórter. O deputado também ressaltou o empenho do prefeito Ailton Maistro para que a creche fosse construída.
“Meu intuito assim que eu chegasse na prefeitura era realizar esse sonho para a população. Demorou um pouco, mas não foi culpa da nossa administração, o problema é que essa obra não tinha nem um documento, mas graças ao bom Deus hoje estamos começando esse empreendimento”, complementou Ailton Maistro.
Segundo Zeca Salgueiro, havia acertos em abertos que precisavam ser feitos com a empresa que iniciou o CMEI entre 2013/2014. “Deixamos essa questão resolvida para que pudéssemos retomar e terminar a obra. Fizemos a aprovação do projeto no Paraná Cidades e todas as aprovações necessárias dentro do município. Esse é um sonho que a prefeitura de Rolândia tem desde o ano de 2014 e que agora se torna realidade”, afirma o secretário.
Leise Camargo ressalta que quem ganha muito com isso é a população, pois atualmente as crianças que moram na região precisam necessariamente frequentar o CMEI Terezinha Bertochi, que fica no Jardim Nobre ou o CMEI Marly do Nascimento Santos, no Parigot de Souza. “Esses dois CMEIs não conseguem suprir a necessidade, tanto da região dos próprios bairros, quanto do Perazolo. Por isso, quem tem a ganhar são as crianças que moram nessa região e as famílias que vivem aqui. Nós temos certeza que essa é uma região que ainda vai se desenvolver muito”, concluiu a secretária.
Há um prazo de 8 meses para a entrega da creche, que terá quase mil metros quadrados e fica na rua Maria Biazzi Verri. A unidade terá ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças como salas de aula, sala multiuso, sanitários, fraldários, pátio coberto, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço.