Contra a evasão: Rolândia faz Busca Ativa Escolar

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Educação
  6. /
  7. Contra a evasão: Rolândia...

Evasão escolar aumentou após o período mais intenso da pandemia; educadores promovem estratégias para diminuir esses danos

Busca Ativa quer diminuir evasão escolar

Um trabalho de Busca Ativa Escolar está sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação de Rolândia. A campanha, lançada neste ano pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), tem como mote a frase: Fora da escola não pode, mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos.


“As atividades remotas implementadas na rede municipal por conta da pandemia de Covid-19 dificultaram o acesso e acompanhamento do conteúdo escolar por falta de internet, vulnerabilidade social, entre outros fatores. Dessa forma, as famílias que não mantinham diálogo com as unidades escolares nem retiravam as atividades pedagógicas estão sendo orientadas a trazer essa criança novamente para a escola”, explicou a diretora de ensino da Secretaria de Educação, Silvia Unbehaun.


A proposta da campanha é convidar cada município e estado a realizar uma grande mobilização local, com o objetivo de identificar quem não está tendo acesso à educação e tomar as medidas necessárias para garantir o direito de aprender. “A pandemia do novo coronavírus ampliou desigualdades e aumentou o risco de exclusão escolar. Preocupados com estes números, nós estamos realizando este trabalho de busca ativa para tentar diminuir esse quadro”, conta a diretora.


Neste cenário, muitas meninas e muitos meninos que já estavam em situação de vulnerabilidade não estão conseguindo ter acesso à aprendizagem em casa, correndo o risco de não regressar às escolas que já estão todas reabertas e atendendo presencialmente. “E quem já estava fora da escola antes da pandemia precisa ser identificado e levado de volta. Neste momento, é fundamental o empenho e ajuda de todos”, reforça a diretora.


Silvia afirma que estar na escola é um direito que toda a criança tem de aprender e, quando isso não é respeitado, existe uma violação desses direitos por parte de quem está impedindo que a criança frequente o ambiente escolar. “Há casos em que escola é o único ambiente onde a integridade física e mental da criança é respeitada, pois, infelizmente, existem muitas ocorrências de casos de abuso contra as crianças e, com elas fora da escola, é mais difícil ajudarmos nesta situação”, afirma.


Silvia pontua que a campanha da Busca Ativa Escolar é lançada em um momento no qual é preciso, mais do que nunca, voltar os olhares para as crianças e os adolescentes e garantir-lhes o direito de continuar aprendendo. “Apesar de estarmos mais inseridos na Educação Infantil, também nos preocupamos com os alunos que estão no Ensino Médio, período em que também há muita evasão escolar”.


A campanha pode ser acessada pelo no site (www.buscaativaescolar.org.br/campanha), em que há uma variedade de peças que podem ser utilizadas gratuitamente e adaptadas por qualquer município e estado. Há, também, uma seção com orientações e dicas para que os municípios e estados possam criar suas campanhas, considerando quatro públicos principais: famílias, escolas, gestão pública e mídia.


“Neste momento, nós vamos começar a postar alguns vídeos no site da prefeitura trazendo este assunto e orientando as pessoas sobre a importância do assunto. Também deixamos o recado para toda e qualquer pessoa que souber de alguma criança e/ou adolescente que, mesmo tendo o direito de estudar, está fora da escola, que entre em contato conosco, ou ao menos, oriente e informe os pais sobre o quanto isso vai afetar o desenvolvimento dessa criança”, pede Silvia.


A Secretaria de Educação de Rolândia atende de segunda a sexta-feira, das 11 ás 17 horas. A pasta fica no 4° andar do Banco do Brasil (avenida dos Expedicionários, 291). Os telefones de contato são os (43) 3906-1095 e 3906-1072; também pode ser contatada pelo e-mail: [email protected].

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Educação

Cambé: iniciadas as matrículas para 2025

Secretaria de Educação e Cultura já iniciou as matrículas para ano letivo de 2025 na Educação Infantil, Fundamental e EJA A Secretaria de Educação e

Educação

Grupo Nhande Marandu intensifica ações

Projeto cultural afro-indígena do Colégio Kennedy tem atividades e ações durante todo o ano, mas que se intensificam durante o mês da ‘Consciência Negra’ O