EJA faz ‘Pacto pela Superação do Analfabetismo’

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Educação
  6. /
  7. EJA faz ‘Pacto pela...

Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos: matricule-se no José Herions, em Rolândia

As professoras Rita Ferreira de Souza e Denize Pereira Martins com seus alunos e alunas do São Fernando

Você conhece alguém analfabeto ou semialfabetizado e quer ajudar essa pessoa a ter uma melhor qualidade de vida? Já estão abertas as inscrições para a EJA (Educação de Jovens e Adultos), agora com o ‘Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na EJA’. Em Rolândia, o Pe. José Herions é o único colégio com o ‘Pacto’.


A Educação de Jovens e Adultos com o Pacto pela Superação do Analfabetismo é um novo programa do Ministério da Educação do Governo Federal. Direcionado para pessoas não alfabetizadas com idade igual ou superior a 15 anos, o programa tem aulas presenciais no período noturno do colégio José Herions. “Basta procurar a secretaria do colégio ou entrar em contato pelo fone (43) 3256-2948”, explica a professora Jeane Facioni.


A Educação de Jovens e Adultos é implementada nos municípios e estados, com orientações do Ministério da Educação, e é destinada para alunos a partir dos 15 anos que não completaram a etapa entre o 1° e 9° ano e o Ensino Médio. A EJA municipal é para as séries iniciais e a EJA ‘estadual’ é para as séries finais e para o Ensino Médio.


Já a EJA ‘Alfabetizadora’ é um curso para pessoas que tem mais dificuldades e que não identificam letras. “Esse novo programa, o Pacto, dará uma base para a pessoa. Depois, já tendo superado o analfabetismo, o aluno ou a aluna procura o município para fazer as séries iniciais. Esses mesmos alunos depois voltam para a gente, aqui no Herions, para fazer as séries finais e o Ensino Médio, tudo através da EJA”, pontuou a professora Jeane.

EJA municipal
No município de Rolândia, os alunos do 1° ao 5°ano, que corresponde às etapas 1 e 2 da EJA, são atendidos nas escolas municipais Maria do Carmo Campos e São Fernando. “Atualmente, a Maria do Carmo tem 14 alunos e a escola São Fernando tem 18 estudantes da EJA. Queremos aumentar esse número”, afirma Loreane Stefanon, gerente do Ensino Fundamental e da EJA na Educação de Rolândia.


Na quarta-feira (16), a direção da escola São Fernando realizou uma atividade muito interessante. “Cada aluno e aluna da nossa EJA teve que trazer uma pessoa para mostrar a escola, sua estrutura, e também como são as aulas”, explicou Kelly Cristina Pinho, diretora da São Fernando.


A diretora revelou que três pessoas foram até a escola e que gostaram da experiência. “Elas alegaram que a escola fica muito longe e não têm condições de frequentar. Espero que mudem de ideia”, pontuou Kelly. A documentação necessária para a matrícula na Educação de Jovens e Adultos ‘municipal’ são fotocópias dos documentos pessoais (RG, CPF), comprovante de residência e o Cartão SUS.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Educação

Alunos de volta às salas de aula

Mais de 11 mil alunos foram recebidos com frutas e brincadeira na volta às aulas em Cambé na quinta erminadas as férias de julh, as

Educação

APAEs organizam protestos

Conselho Regional das APAEs da região de Londrina decide por dois dias de mobilização contra ameaça às escolas especializadas Na quinta (26), o Conselho Regional