Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos: matricule-se no José Herions, em Rolândia

Você conhece alguém analfabeto ou semialfabetizado e quer ajudar essa pessoa a ter uma melhor qualidade de vida? Já estão abertas as inscrições para a EJA (Educação de Jovens e Adultos), agora com o ‘Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na EJA’. Em Rolândia, o Pe. José Herions é o único colégio com o ‘Pacto’.
A Educação de Jovens e Adultos com o Pacto pela Superação do Analfabetismo é um novo programa do Ministério da Educação do Governo Federal. Direcionado para pessoas não alfabetizadas com idade igual ou superior a 15 anos, o programa tem aulas presenciais no período noturno do colégio José Herions. “Basta procurar a secretaria do colégio ou entrar em contato pelo fone (43) 3256-2948”, explica a professora Jeane Facioni.
A Educação de Jovens e Adultos é implementada nos municípios e estados, com orientações do Ministério da Educação, e é destinada para alunos a partir dos 15 anos que não completaram a etapa entre o 1° e 9° ano e o Ensino Médio. A EJA municipal é para as séries iniciais e a EJA ‘estadual’ é para as séries finais e para o Ensino Médio.
Já a EJA ‘Alfabetizadora’ é um curso para pessoas que tem mais dificuldades e que não identificam letras. “Esse novo programa, o Pacto, dará uma base para a pessoa. Depois, já tendo superado o analfabetismo, o aluno ou a aluna procura o município para fazer as séries iniciais. Esses mesmos alunos depois voltam para a gente, aqui no Herions, para fazer as séries finais e o Ensino Médio, tudo através da EJA”, pontuou a professora Jeane.
EJA municipal
No município de Rolândia, os alunos do 1° ao 5°ano, que corresponde às etapas 1 e 2 da EJA, são atendidos nas escolas municipais Maria do Carmo Campos e São Fernando. “Atualmente, a Maria do Carmo tem 14 alunos e a escola São Fernando tem 18 estudantes da EJA. Queremos aumentar esse número”, afirma Loreane Stefanon, gerente do Ensino Fundamental e da EJA na Educação de Rolândia.
Na quarta-feira (16), a direção da escola São Fernando realizou uma atividade muito interessante. “Cada aluno e aluna da nossa EJA teve que trazer uma pessoa para mostrar a escola, sua estrutura, e também como são as aulas”, explicou Kelly Cristina Pinho, diretora da São Fernando.
A diretora revelou que três pessoas foram até a escola e que gostaram da experiência. “Elas alegaram que a escola fica muito longe e não têm condições de frequentar. Espero que mudem de ideia”, pontuou Kelly. A documentação necessária para a matrícula na Educação de Jovens e Adultos ‘municipal’ são fotocópias dos documentos pessoais (RG, CPF), comprovante de residência e o Cartão SUS.