Pesquisar
Close this search box.

Escola rolandense realiza atividade de Páscoa ‘alemã’

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Educação
  6. /
  7. Escola rolandense realiza atividade...

Atividade buscou apresentar e vivenciar a tradição alemã de Páscoa e resgatar parte da história dos povos que formaram o município de Rolândia

Alunos e alunas da escola Luiz Real saem à procura dos ‘ovos coloridos de Páscoa’, tradição alemã do século 18

Cerca de 150 alunos da Escola Municipal Luiz Real, do distrito de São Martinho, de Rolândia, participaram de uma ação muito especial de Páscoa, na quarta-feira (13). Os estudantes, da turma do Infantil 5 ao 5° Ano do Fundamental, fizeram uma atividade que resgatou um pouco da tradição alemã da data festiva. Automaticamente, conheceram mais sobre uma parte da história dos povos que formaram o município.


“Nós resgatamos uma tradição de Páscoa do século 18, quando na Alemanha era proibido o consumo não só das carnes durante a quaresma, mas também de ovos. Com isso, eles cozinhavam esses ovos para armazenar, e depois, decoravam e escondiam pelo quintal. Na manhã de Páscoa, as crianças procuravam esses ovos que eram consumidos durante o café da manhã e o almoço de Páscoa”, contou a diretora Anna Amélia Nascimento Ribeiro.


A diretora explicou que as professoras gostaram bastante da ideia e que a atividade serviu até mesmo como um resgate cultural. “Como Rolândia é uma cidade de origem alemã, nessa atividade trabalhamos também um repertório cultural para eles, apresentando a origem dessa cultura, e dessa tradição de se dar ovos de Páscoa”, pontuou a educadora.


Os ovos utilizados pelos alunos na atividade proposta foram doados por um empresário de Rolândia, que preferiu para não ser identificado, mas que ouviu a ideia e gostou muito. “Ele achou muito legal a proposta e ofereceu os ovos para que a gente pudesse fazer essa atividade com os alunos. Antes de oferecer para as crianças, os ovos foram cozidos com corante alimentar, após uma autorização da equipe de alimentação escolar do município “, ressaltou.


Antes da atividade, os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental fizeram uma pesquisa sobre como é a Páscoa ao redor do mundo. No momento de apresentar a pesquisa, veio a surpresa da diretora. “Eu conversei com eles contando toda essa história da tradição alemã, e contei que nós havíamos escondidos pelo escondido pelo pátio da escola ovos e que eles fariam esse momento de caça aos ovos”, ressaltou.


Participaram dessa atividade as três turmas do período matutino, que conta com aproximadamente 74 crianças, e a do período vespertino, que é formado por quatro turmas com cerca de 78 alunos. “Eles fizeram essa caça aos ovos em forma de competição. Logo depois, eles reuniram todos os ovos e nós contamos para identificar as turmas ganhadoras”, informou a diretora.


Segundo Anna, toda a ideia dessa atividade surgiu por meio do planejamento com as professoras da escola. “Estávamos em um momento de planejamento e eu perguntei o que nós faríamos, uma vez que nós não podemos oferecer doces para as crianças dentro da escola devido a uma resolução que rege a alimentação escolar. Foi quando comentei com elas que eu havia lido recentemente sobre a tradição alemã e todas gostaram da ideia”, concluiu a diretora.

FOTO(S) DESTA MATÉRIA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Educação

Cambé: iniciadas as matrículas para 2025

Secretaria de Educação e Cultura já iniciou as matrículas para ano letivo de 2025 na Educação Infantil, Fundamental e EJA A Secretaria de Educação e

Educação

Grupo Nhande Marandu intensifica ações

Projeto cultural afro-indígena do Colégio Kennedy tem atividades e ações durante todo o ano, mas que se intensificam durante o mês da ‘Consciência Negra’ O