Governador esteve no município para inaugurar obra que custou R$ 23 milhões, investimento do Governo do Paraná

Na sexta (30), o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Professora Eleuza Maria Alício Semprebom, de Ibiporã, foi inaugurado com a presença do governador Ratinho Junior. A estrutura, que atenderá até 1.200 alunos em três turnos, é uma das mais modernas do Paraná, com laboratórios especializados e salas climatizadas com ar-condicionado. O investimento do Governo do Paraná foi de R$ 23 mi, entre obra e mobiliário.
Para o prefeito José Maria Ferreira, o CEEP contribuirá para o desenvolvimento econômico de toda a região. “É uma obra importante, aguardada por muito tempo e o Governo do Estado está entregando à população, especialmente aos nossos jovens que buscam se profissionalizar, que buscam um caminho para se definir na vida. Aqui eles terão esse espaço, e não só os de Ibiporã. Pode ter certeza de que toda a região estará se profissionalizando, se capacitando e se preparando para o futuro nesse local”, comentou.
>>> Siga o Grupo JR no Whatsapp
O CEEP tem 6,5 mil m² de área construída, dentro de um terreno de 17 mil m², doado pela prefeitura. São 12 salas de aula, 10 laboratórios, entre física, química, biologia, informática e cursos técnicos, biblioteca, auditório, cozinha, refeitório, quadra poliesportiva coberta e pátio coberto. O espaço é todo adaptado para pessoas com deficiência, com elevador, rampas de acesso e banheiros com barras de apoio.

A nova unidade vai atender a demanda de estudantes por cursos técnicos na área da Educação Profissional de Nível Médio, tanto no modelo integrado (durante a formação do ensino médio) quanto subsequente (após a conclusão dessa etapa de ensino) em Ibiporã e região. Inicialmente, no CEEP serão ofertados os cursos técnicos integrados de Administração e de Inteligência Artificial, com previsão de que outras formações sejam incluídas na grade da instituição. As aulas começaram na quinta-feira (5).
“Essa é uma obra que estava paralisada antes de eu assumir como governador. Retomamos todas e hoje estamos entregando uma estrutura de educação profissionalizante moderna para a população. Isso é dar oportunidade para os jovens que, além de estudar, vão aprender uma profissão aqui dentro também. É um colégio grande, com 12 salas de aula e que vai atender muitos alunos de Ibiporã e região”, destacou Ratinho Junior.
O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, ressaltou que essa é a primeira instituição da rede de ensino a contar com o curso técnico de inteligência artificial, junto a outras 30 unidades pelo Estado. “Nós retomamos essa obra para dar uma solução e entregar para Ibiporã um colégio profissionalizante. E aqui temos algo inédito, o primeiro curso de inteligência artificial será estabelecido nesse colégio, possivelmente o primeiro do Brasil”, explicou. “Também tem quadra poliesportiva, laboratórios de inteligência artificial, informática, biblioteca, refeitório, salas de aula, tudo de primeira qualidade. Além disso, todas as salas de aula têm ar-condicionado, considerando que o calor é muito intenso nessa região”, complementou. “É mais conforto para professores e estudantes.”
Obra – Iniciada em meados de 2014, em outra gestão, a obra foi paralisada logo em seguida após investigações do Ministério Público do Paraná que culminaram na Operação Quadro Negro, que apontou irregularidades na construção de unidades escolares. O governador Ratinho Junior determinou que todas as obras paralisadas fossem retomadas logo no início de sua gestão, com praticamente todas as unidades finalizadas.



