Ibiporã foca no letramento e na na qualidade educacional

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Educação
  6. /
  7. Ibiporã foca no letramento...

Aula inaugural do Ibiporã Educa Mais mostra a importância da leitura, escrita e matemática para o futuro das crianças

Aula inaugural reuniu autoridades e educadores

a semana passada, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Ibiporã iniciou o ‘Ibiporã Educa Mais’, com uma aula inaugural que reuniu autoridades e educadores. Com o tema ‘Onde estivemos, onde estamos e para onde vamos!’, o evento apresentou a proposta inovadora de letramento voltada para as turmas de 3º, 4º e 5º anos da rede municipal. O programa abrange as escolas do município e envolve alunos, professores, coordenação pedagógica e diretores.


Durante a aula inaugural, foram apresentados os princípios e as ações do programa, o histórico das iniciativas educacionais do município, dados atuais sobre as escolas e as atividades planejadas para o Ibiporã Educa Mais. Essa aula foi conduzida por renomados professores da FAUEL: Profª Dra. Ana Claudia Cury Calia, coordenadora do programa e responsável pela área de Língua Portuguesa; Prof. Dr. Luciano Rudnik, responsável pelas propostas de Matemática; Prof. Me. Gabriela Pinsdorf, encarregada da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental; e Profª Dra. Michele Salles El Kadri, que coordena a transição entre o programa Decola e o Ibiporã Educa Mais, promovendo o planejamento e a integração das diferentes áreas. Durante a ocasião, os educadores compartilharam as metodologias e os objetivos do programa, destacando a relevância do letramento no desenvolvimento integral dos alunos.

Objetivos e metodologia
O Ibiporã Educa Mais foi idealizado para alunos, professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas da rede municipal, com o foco principal de melhorar o desempenho dos estudantes em leitura, escrita e matemática. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às exigências da prova do SAEB, o programa prepara os alunos para o IDEB, que influencia diretamente as avaliações educacionais do município.


Esse programa é uma evolução do Programa Decola, que teve como foco recompor os índices de aprendizagem pós-pandemia. Com ênfase no letramento, o Ibiporã Educa Mais integra metodologias de leitura, escrita e resolução de problemas matemáticos, proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais eficaz e prazerosa. O projeto também se dedica ao desenvolvimento contínuo dos educadores por capacitações e acompanhamento pedagógico.


Além disso, o programa responde à necessidade de superar os desafios enfrentados pelos alunos no processo de alfabetização e recomposição da aprendizagem, desafios comuns ao longo da trajetória escolar. “Este programa é uma grande conquista para nossa educação. Ao melhorar o letramento, estamos investindo no futuro de nossos estudantes. Quando fazemos a diferença na vida de um aluno, também a fazemos em nossas próprias vidas”, afirmou Eliana Eik Borges, primeira-dama e madrinha do programa.


Com recursos pedagógicos como o ‘Educa Juntos’ e materiais específicos para o SAEB, o programa integra a aprendizagem baseada em problemas e o letramento por meio de práticas sociais de leitura. O objetivo é garantir que os alunos se tornem mais motivados para enfrentar os desafios escolares. “Hoje damos um passo importante para o futuro de Ibiporã. Ao investir na educação, estamos garantindo um futuro mais próspero, com cidadãos mais preparados e uma comunidade unida e consciente”, pontuou o prefeito Zé Maria.


O Ibiporã Educa Mais promete transformar a educação municipal, oferecendo novas metodologias que beneficiarão alunos e educadores, impactando positivamente o futuro educacional da cidade. Estiveram presentes, ainda, o presidente da Câmara Municipal, Rafael Eik Ferreira, e o Secretário Municipal de Educação, Atef El Kadri.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Educação

Ibiporã quer campus federal na cidade

Prefeitura de Ibiporã oferta cursos profissionalizantes em parceria com o IFPR e inicia caminho para trazer campus federal No dia 11 de março, a Prefeitura