Ibiporã foca no letramento e na na qualidade educacional

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Educação
  6. /
  7. Ibiporã foca no letramento...

Aula inaugural do Ibiporã Educa Mais mostra a importância da leitura, escrita e matemática para o futuro das crianças

Aula inaugural reuniu autoridades e educadores

a semana passada, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Ibiporã iniciou o ‘Ibiporã Educa Mais’, com uma aula inaugural que reuniu autoridades e educadores. Com o tema ‘Onde estivemos, onde estamos e para onde vamos!’, o evento apresentou a proposta inovadora de letramento voltada para as turmas de 3º, 4º e 5º anos da rede municipal. O programa abrange as escolas do município e envolve alunos, professores, coordenação pedagógica e diretores.


Durante a aula inaugural, foram apresentados os princípios e as ações do programa, o histórico das iniciativas educacionais do município, dados atuais sobre as escolas e as atividades planejadas para o Ibiporã Educa Mais. Essa aula foi conduzida por renomados professores da FAUEL: Profª Dra. Ana Claudia Cury Calia, coordenadora do programa e responsável pela área de Língua Portuguesa; Prof. Dr. Luciano Rudnik, responsável pelas propostas de Matemática; Prof. Me. Gabriela Pinsdorf, encarregada da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental; e Profª Dra. Michele Salles El Kadri, que coordena a transição entre o programa Decola e o Ibiporã Educa Mais, promovendo o planejamento e a integração das diferentes áreas. Durante a ocasião, os educadores compartilharam as metodologias e os objetivos do programa, destacando a relevância do letramento no desenvolvimento integral dos alunos.

Objetivos e metodologia
O Ibiporã Educa Mais foi idealizado para alunos, professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas da rede municipal, com o foco principal de melhorar o desempenho dos estudantes em leitura, escrita e matemática. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às exigências da prova do SAEB, o programa prepara os alunos para o IDEB, que influencia diretamente as avaliações educacionais do município.


Esse programa é uma evolução do Programa Decola, que teve como foco recompor os índices de aprendizagem pós-pandemia. Com ênfase no letramento, o Ibiporã Educa Mais integra metodologias de leitura, escrita e resolução de problemas matemáticos, proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais eficaz e prazerosa. O projeto também se dedica ao desenvolvimento contínuo dos educadores por capacitações e acompanhamento pedagógico.


Além disso, o programa responde à necessidade de superar os desafios enfrentados pelos alunos no processo de alfabetização e recomposição da aprendizagem, desafios comuns ao longo da trajetória escolar. “Este programa é uma grande conquista para nossa educação. Ao melhorar o letramento, estamos investindo no futuro de nossos estudantes. Quando fazemos a diferença na vida de um aluno, também a fazemos em nossas próprias vidas”, afirmou Eliana Eik Borges, primeira-dama e madrinha do programa.


Com recursos pedagógicos como o ‘Educa Juntos’ e materiais específicos para o SAEB, o programa integra a aprendizagem baseada em problemas e o letramento por meio de práticas sociais de leitura. O objetivo é garantir que os alunos se tornem mais motivados para enfrentar os desafios escolares. “Hoje damos um passo importante para o futuro de Ibiporã. Ao investir na educação, estamos garantindo um futuro mais próspero, com cidadãos mais preparados e uma comunidade unida e consciente”, pontuou o prefeito Zé Maria.


O Ibiporã Educa Mais promete transformar a educação municipal, oferecendo novas metodologias que beneficiarão alunos e educadores, impactando positivamente o futuro educacional da cidade. Estiveram presentes, ainda, o presidente da Câmara Municipal, Rafael Eik Ferreira, e o Secretário Municipal de Educação, Atef El Kadri.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Educação

Alunos de volta às salas de aula

Mais de 11 mil alunos foram recebidos com frutas e brincadeira na volta às aulas em Cambé na quinta erminadas as férias de julh, as

Educação

APAEs organizam protestos

Conselho Regional das APAEs da região de Londrina decide por dois dias de mobilização contra ameaça às escolas especializadas Na quinta (26), o Conselho Regional