Ibiporã quer campus federal na cidade

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Educação
  6. /
  7. Ibiporã quer campus federal...

Prefeitura de Ibiporã oferta cursos profissionalizantes em parceria com o IFPR e inicia caminho para trazer campus federal

Fotos PMI

No dia 11 de março, a Prefeitura Municipal de Ibiporã e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Arapongas, lançaram dois cursos profissionalizantes e preparatórios gratuitos para os ibiporaenses. Na mesma data, foi inaugurado um polo de educação a distância (EAD) no município. A iniciativa se deu por uma emenda parlamentar de R$ 80 mil da deputada federal Luísa Canziani e contou com o apoio do vereador e presidente da Câmara, Rafael Eik Ferreira, e do Sindicato dos Contabilistas (SESCAP).


Foram disponibilizadas 70 vagas presenciais, distribuídas entre o Curso Preparatório para ENEM/Vestibulares (40) e o Curso de Assistente de Contabilidade (30). As formações, sem custos de inscrição, mensalidade ou material didático, terão duração de quatro meses, com aulas noturnas (18h45 às 22h) de segunda a quinta-feira. Os professores e equipe administrativa foram contratados com recursos da emenda, priorizando profissionais locais e da região.


O curso pré-vestibular foi proposto pelo vereador Rafael Eik Ferreira, que desde 2022 buscava alternativas para implementá-lo no município. Já o curso de contabilidade partiu da SESCAP, ciente da necessidade de qualificação na área.
Além das formações presenciais, Ibiporã passou a contar com um polo EAD do IFPR, que já oferece dois cursos técnicos gratuitos: Logística e Segurança do Trabalho (40 vagas cada). A meta é, no futuro, sediar um campus físico do Instituto Federal na cidade.


Para o prefeito José Maria, o projeto é um exemplo de como investimentos em educação podem transformar realidades: “Unir esforços entre poder público, instituições de ensino e sociedade civil é o caminho para gerar desenvolvimento social e econômico e a nossa administração trabalha em conjunto com parcerias que acreditam na educação como caminho para um presente promissor e um futuro pautado em conhecimento e mais oportunidades”, pontuou o gestor.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Educação

Alunos de volta às salas de aula

Mais de 11 mil alunos foram recebidos com frutas e brincadeira na volta às aulas em Cambé na quinta erminadas as férias de julh, as

Educação

APAEs organizam protestos

Conselho Regional das APAEs da região de Londrina decide por dois dias de mobilização contra ameaça às escolas especializadas Na quinta (26), o Conselho Regional