Frota para transporte escolar do município tem 22 veículos; prefeito busca 13 ônibus novos ainda em 2022
O transporte escolar de Jaguapitã atende, aproximadamente, a 1.200 alunos e alunas das zonas urbana e rural. A informação é de Gislene Rodrigues Gondim Silva, coordenadora do Transporte Escolar do município. “Nosso transporte ocorre nos períodos da manhã, tarde e à noite, quando são atendidos somente estudantes da zona rural e do EJA (Educação de Jovens e Adultos)”, ressaltou Gislene.
A frota de Jaguapitã é composta por 22 veículos – 20 ônibus e micro-ônibus e duas vans, mas apenas um deles é novo: uma van adquirida em 2021. Por isso, e pensando na segurança e bem-estar dos alunos e alunas, o prefeito Gerson Marcato está correndo atrás de novos ônibus. Marcato quer 13 veículos novos na frota ainda neste ano: seis deles ainda no primeiro semestre.
“No retorno às aulas no ano passado, vimos que nossa frota não era mais suficiente para a demanda com veículos lotados”, relembra Gerson. “Fizemos um planejamento para adquirir 13 novos ônibus: seis no primeiro semestre e 7 no segundo semestre deste ano. Nesta semana já empenhamos dois, que estão para chegar, e até o meio do ano chegam mais quatro”, afirmou o prefeito. “É uma necessidade bem grande e questão de segurança para os alunos”, pontuou.
Monitores
A secretária de Educação de Jaguapitã, Scheila Moreli Guzzi, revelou que o município irá contratar monitores para acompanharem os motoristas durante o transporte dos alunos e alunas. “Esses monitores e monitoras vão dar assistência às crianças dentro dos ônibus”, afirmou Scheila.
BAT
O prefeito reconhece que a frota está muito antiga, com ônibus sem cinto de segurança, entre outros problemas. “A partir de agora, começamos a melhorar esse trabalho de transporte com a chegada desses novos veículos”, ressaltou Gerson Marcato. O prefeito aproveitou o momento e lembrou que a administração ofereceu a Bolsa Auxílio Transporte (BAT) para todos os estudantes de Jaguapitã que estão frequentado faculdades ou universidades da região. “O BAT é um benefício exclusivo para estudantes universitários”, concluiu Gerson Marcato.