Alunos que não respeitarem o prazo estabelecidos podem perder suas vagas para o ano letivo do 2023
O período de matrícula escolar para o ano letivo de 2023 nos colégios da rede estadual de todo o Paraná termina nesta terça-feira, dia 08 de novembro. De acordo com a diretora do Colégio Estadual Souza Naves, de Rolândia, Iranilde Andrade Duraes, o prazo (que terminaria inicialmente no dia 31 de outubro) é válido tanto para a matrícula inicial quanto para rematrícula de estudantes.
Segundo Iranilde, aqueles que não respeitarem esse prazo final poderão sofrer consequências no próximo ano letivo. “Após essa prorrogação o prazo final agora é nesta terça, dia 08 de novembro. De acordo com a resolução, o aluno que não vier até esse prazo perde a vaga”, alerta a diretora do Souza Naves.
Para a efetivação da matricula ou rematrícula, é necessário apresentar toda a documentação obrigatória. Para a rematrícula, os estudantes do Ensino Fundamental que já pertencem à rede estadual, mas estão iniciando o 1º ano do ensino médio em outra escola estadual, precisam apresentar comprovante de endereço atualizado, com vencimento de até dois meses, e de vacinação (para estudantes menores de 18 anos). Para a matrícula inicial, também é necessária certidão de nascimento, CPF do responsável, histórico escolar e, para maiores de 16 anos, RG e CPF do aluno e CPF do responsável.
Processo online
Diferente de como era anteriormente, hoje este processo é feito de modo totalmente online. Os responsáveis legais dos alunos devem fazer o procedimento pelo site: www.areadoaluno.seed.pr.gov.br. Nessa mesma plataforma também é possível fazer a atualização cadastral, emitir a declaração de matrícula, solicitar o histórico escolar e consultar o boletim escolar.
A matrícula inicial ou rematrícula deverá ser feita por meio da opção “Matrícula On-line”, após a conferência e atualização do cadastro. O responsável pode selecionar a vaga na instituição em que o filho já estuda ou na instituição indicada pela Seed-PR (no caso de matrícula de ingresso) ou, se desejar outra escola, pode indicar até três instituições de ensino de preferência.
No caso de optar por outro colégio, o estudante vai para o Cadastro de Espera de Vaga Escolar (Ceve). Então, o responsável deverá acessar a Área do Aluno a partir de 7 de dezembro para ver o resultado da solicitação e então efetivar a matrícula. Se nenhuma das opções for contemplada, o estudante permanecerá no colégio de referência. Posteriormente, ele poderá entrar na lista de espera de outro colégio novamente.
Para acessar o site, o responsável legal ou o próprio estudante (quando maior de 18 anos), deve informar seu CPF e senha (que pode ser recuperada por SMS no celular cadastrado). O primeiro acesso é restrito ao CPF e ao telefone celular cadastrados. Depois, o responsável poderá cadastrar um novo telefone, um e-mail e uma senha pessoal de sua preferência para futuros acessos.
Caso o responsável legal não possua celular ou não tenha acesso à internet, ele poderá fazer a matrícula online na instituição de ensino estadual onde o aluno estuda ou mesmo na instituição de ensino municipal onde está matriculado (para quem está no 5º ano do Ensino Fundamental). Em ambos os casos, a escola disponibilizará um código de segurança para a Área do Aluno e um computador.
“Aqui no Souza Naves o horário de atendimento da secretaria para fazer essa rematrícula ou matricula online em nossa instituição, é das 7h30 às 11h30 na parte da manhã, das 13h às 17h no período da tarde, e das 19h às 22h30 na parte da noite”, informa a diretora.
A rematrícula é voltada aos estudantes que nesse ano de 2022 estão matriculados no Ensino Regular; Ensino Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA) que desejam permanecer em alguma unidade da rede estadual no próximo ano.