Início das ‘férias’ de julho fica entre os dias 07 e 14 nos municípios da região; retorno às salas de aulas se dá ainda dentro do mês

Com o início das férias de inverno, diversos municípios da região iniciam o recesso escolar para alegria dos alunos e alunas do Ensino Fundamental e das crianças da Educação Infantil. Confira abaixo as datas de início e retorno das aulas, bem como o número de alunos atendidos nos CMEIs e Escolas Municipais em cada cidade, além de seu número de estabelecimentos de ensino.
Rolândia
Em Rolândia, a Secretaria de Educação informa que a Rede Municipal de Ensino conclui o primeiro semestre letivo nesta sexta-feira (4). O recesso escolar começa na segunda-feira (7) e vai até o dia 16 de julho. As aulas do segundo semestre retornam no dia 17 de julho, uma quinta-feira, e os professores retomam suas atividades já na segunda-feira (14).
Durante o recesso, as unidades educacionais do município permanecerão abertas para atender pais ou responsáveis que precisarem de documentos, informações ou orientações.
Atualmente, o município atende cerca de 5.500 alunos do Ensino Fundamental em 14 escolas e aproximadamente 2.100 crianças em 10 CMEIs. O atendimento em período integral acontece nos CMEIs Rita Teodoro (Bartira) e Pedro Serpeloni (São Martinho), além das escolas Sebastião Feltrin, Geralda Chaves Tiradentes e Narciso Bouças.
“Nosso objetivo é garantir um período de descanso para alunos e professores, mas sem deixar de atender a comunidade escolar que precisar de apoio”, afirma Leise Camargo, secretária de Educação de Rolândia.
Cambé
Em Cambé, o recesso escolar terá início na segunda (7), com retorno às aulas no dia 24 do mesmo mês. Os professores retornam no dia 21 para momentos de estudos, formação continuada e planejamento.
A rede municipal atende cerca de 10.500 crianças distribuídas em 44 instituições: são 4.170 alunos da Educação Infantil nos 27 CMEIs e 6.325 estudantes nas 17 escolas de Ensino Fundamental. Em Cambé, Estela Camata é a secretária de Educação e Cultura.
Prado Ferreira
Em Prado Ferreira, o recesso escolar começa no dia 14 de julho e as aulas retornam no dia 23. Os professores voltam um pouco antes, no dia 21, para planejamento pedagógico.
O município atende aproximadamente 155 crianças de 0 a 4 anos na Educação Infantil, distribuídas em dois CMEIs, e 346 alunos do Infantil 5 ao 5º ano em uma escola municipal.
“Temos um período curto de recesso, mas essencial para que a comunidade escolar retorne com disposição para o 2º semestre”, explica Wilson Herber Filho, secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Prado.
Arapongas
Em Arapongas, o recesso escolar para as escolas municipais e CMEIs será de 11 a 27 de julho, com retorno das aulas no dia 28, uma segunda-feira. A rede municipal possui hoje 11.265 alunos matriculados nas 49 instituições: são 3.398 crianças em 25 CMEIs e 7.867 estudantes nas 24 escolas municipais. “Nossos alunos e professores merecem esse período para descanso, mas já estamos com tudo organizado para garantir um retorno tranquilo e produtivo”, afirma Lino Batista de Oliveira, secretário de Educação.
Ibiporã
Em Ibiporã, o recesso escolar começa no dia 08 de julho. O retorno está marcado para o dia 23, enquanto os professores voltam no dia 21. O município tem 13 CMEIs, 11 escolas e três complexos, em que há alunos do Fundamental e crianças de CMEIs. São mais de 5,6 mil alunos e alunas divididos na Educação Infantil (2379) e no Ensino Fundamental (3249). O secretário de Educação é Atef El Kadri.
Jaguapitã
No município de Jaguapitã, os CMEIs permanecerão em funcionamento normal durante o período de recesso, enquanto as escolas municipais iniciam o recesso na quinta-feira, dia 10 de julho. O retorno está programado para o dia 28 desse mesmo mês. O JR não conseguiu informações atualizadas do número de alunos e alunas da cidade.