Por duas vezes neste mês de setembro, Fábio Fernandes conversou com os alunos do projeto sobre oportunidades atuais e a vida digital
No início deste mês, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR), Fábio Fernandes, ministrou uma palestra para os alunos do projeto Formando Cidadão, da Associação Cidadão Mirim, e que ocorre na Escola Municipal Sebastião Feltrin. Na oportunidade, o empresário conversou com os adolescentes sobre o tema ‘Oportunidades atuais e a vida digital’.
“Fui convidado pelo Cabo Neto para fazer uma palestra para os jovens participantes do projeto. Durante a palestra, procurei passar o meu ponto de vista sobre como a tecnologia e o mercado de trabalho estão se encontrando. Também sobre a oportunidade de eles utilizarem a tecnologia para aprender coisas, e facilitar a sua inserção no mercado de trabalho”, ressaltou Fábio Fernandes.
O presidente da Associação compartilhou com os participantes os caminhos que eles podem utilizar aproveitando esse momento e a facilidade de ter um celular com acesso à internet. “Falei sobre o que eles podem fazer com essa ferramenta, especialmente no sentido de estudar e se capacitar, e onde podem procurar referência de conteúdo”, ressaltou.
No sábado passado, dia 11, Fábio esteve mais uma vez com os alunos, mas dessa vez para falar sobre o PROE, um Programa de Estágios que existe dentro da ACIR. “Fui até lá e levei uma ficha e até consegui também uma parceria com o Foto Studio digital para eles tirarem fotos 3 x4. Essas fotos podem ser usadas para preencher a ficha do PROE ou outras fichas de emprego”, explicou o presidente.
Em sua visita, Fábio conseguiu identificar alguns potenciais jovens, que podem participar de algum processo seletivo de empresas para poder se inserir no mercado através do programa. “Quero agora colocar as fichas deles no banco do PROE, para poder também oportunizar a eles uma chance de conseguir uma vaga através do programa de estágio, e ajudá-los a entrar no mercado de trabalho”, afirma.
ACIR Jovem
O presidente já agendou, para novembro, um retorno ao projeto, mas dessa vez com os empreendedores do Núcleo Setorial ACIR Jovem. “O encontro será para conversar com os adolescentes e passar experiências do mundo do empreendedorismo”, ressaltou.
O projeto Formando Cidadãos teve início em maio deste ano com adolescentes de 14, 15 e 16 anos de idade e atualmente atende a 21 jovens. Os encontros acontecem aos sábados pela manhã e a instituição tem a finalidade de dar oportunidades de emprego aos seus participantes, entre outros ensinamentos que são de grande importância para a vida desses alunos.