Projeto do Roland ‘ganha tudo’ em Feira do Recife

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Educação
  6. /
  7. Projeto do Roland ‘ganha...

A PhotonBoot busca acelerar o tratamento de lesões e doenças nos ligamentos; projeto do colégio rolandense ganhou três prêmios importantes na Fenecit 2024

Kaio, Cidinha, e os alunos João Guilherme, Júlia e Murilo

Provando mais uma vez que é um dos destaques da região quando o assunto é educação e ensino, o Colégio Roland, de Rolândia, foi o grande destaque na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia – Fenecit 2024, realizada em Recife entre os dias 08 e 12 de outubro. O projeto ‘PhotonBoot’, que acelera o tratamento de lesões ou doenças crônicas em ligamentos ou tendões, ganhou o primeiro lugar na área de Ciências da Saúde, além de ter recebido outros dois ‘prêmios’ muito importantes.


“O Projeto PhotonBoot é uma bota que usa a luz LED infravermelha para acelerar a regeneração de doenças crônicas de ligamentos e tendões do tornozelo”, explica Kaio Fukahori, coordenador do Ensino Médio do colégio e orientador do projeto premiado. O PhotonBoot foi desenvolvido pelos alunos João Guilherme Batista Borges, Murilo Henrique de Oliveira e Júlia Naiverth Merelo dos Santos, todos do 2º ano do Ensino Médio. “O protótipo está em fase final de testes, inclusive por uma fisioterapeuta, mas já temos resultados positivos”, ressaltou o coordenador.


O protótipo atual, por ser uma bota, destina-se aos problemas relacionados à região dos tornozelos, mas a ideia do premiado grupo é estender essa tecnologia para outras partes do corpo. “Nosso projeto é desenvolver novos equipamentos para o ombro, punho, cotovelo e joelho, regiões do corpo que também desenvolvem doenças e problemas em ligamentos e tendões e que poderão ser beneficiadas pela tecnologia ‘Photon’ da nossa bota”, pontuou Kaio Fukahori.


Premiações

Reconhecida como a maior feira de ciência do Norte e Nordeste do Brasil, a Fenecit premia e reconhece os maiores talentos na área da ciência e tecnologia. A premiação do primeiro lugar, como aconteceu com o projeto do Colégio Roland, já é motivo de orgulho para os participantes, mas, além disso, a primeira colocação traz outras ‘premiações’ e reconhecimentos. “Fomos um dos dois projetos, entre os 150, a receber um convite para publicar o artigo científico numa revista da USP, maior universidade do país. Também tivemos o credenciamento para a Feira Internacional de Iniciação Científica, em setembro de 2025, em Abu Dhabi, nos Emirado Árabes Unidos, uma das maiores feiras do mundo”, comemorou Aparecida Maroneze, diretora do Roland.


A Fenecit 2024 teve a inscrição de 450 projetos de todo o Brasil e também de outros países da América Latina. Em sua primeira ‘triagem’, a organização da Feira aprovou apenas 150 deles para a participação: havia projetos do Norte, do Nordeste, de Minas Gerais, do Paraná e do Rio Grande do Sul, da Colômbia, Paraguai e México. “A premiação é feita por área de atuação de cada projeto e como o ‘PhotonBoot’ é relacionado ao corpo humano, à saúde, nosso projeto concorreu na área Ciências da Saúde”, resumiu Kaio Fukahori.


Outros prêmios
Não é de hoje que o Colégio Roland vem trazendo prêmios e sendo destaque em feiras de ciências Brasil afora. Só na FITEC (Feira de Inovação, Ciências e Tecnologia), realizada em Londrina, mas com projetos do Brasil todo, o Roland já conseguiu seis premiações de 1º lugar, todas com projetos diferentes.


O colégio rolandense já conquistou o primeiro lugar na FECET, em Cascavel, também já teve projeto campeão na própria Fenecit, no Nordeste, e teve papel de destaque na Expo Science Internacional, no México, em 2023. O Roland teve ainda projeto credenciado para a Febrace, em São Paulo, a maior Feira de Ciências da América Latina.


SERVIÇO

Colégio Roland
Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio
Av. Presidente Bernardes, 125, Rolândia – Telefone: (43) 3256-2132
Instagram: @rolandcolegio

FOTO(S) DESTA MATÉRIA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Educação

Cambé: iniciadas as matrículas para 2025

Secretaria de Educação e Cultura já iniciou as matrículas para ano letivo de 2025 na Educação Infantil, Fundamental e EJA A Secretaria de Educação e

Educação

Grupo Nhande Marandu intensifica ações

Projeto cultural afro-indígena do Colégio Kennedy tem atividades e ações durante todo o ano, mas que se intensificam durante o mês da ‘Consciência Negra’ O