Projetos do Colégio Roland são premiados na região

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Educação
  6. /
  7. Projetos do Colégio Roland...

Estudantes do colégio rolandense têm projetos premiados em feiras de ciência e tecnologia de Presidente Prudente e de Londrina

Leonel, o professor orientador Fernando Poppi, Anna Júlia e Guilherme

Os alunos do Colégio Roland, de Rolândia, tiveram seus projetos premiados em duas importantes feiras científicas e de tecnologia em outubro. No total, foram sete projetos premiados: quatro na Feira de Ciência e Tecnologia do Oeste Paulista, realizada em Presidente Prudente (SP), e três na Fitec Londrina – Feira Interativa de Tecnologia e Ciência.

FCT em Prudente
A Feira de Ciência e Tecnologia do Oeste Paulista foi organizada pela FCT Unesp em colaboração com 13 instituições parceiras. Em sua 3ª edição, a FCT foi realizada de 15 a 18 de outubro e teve a participação de mais 160 projetos de toda região Oeste de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. “Nosso colégio foi com quatro projetos e tivemos três primeiros lugares e uma segunda colocação”, comemorou Kaio Fukahori, coordenador do Ensino Médio do Roland.


Um dos vencedores foi o ‘Biodigestor de baixo custo: desenvolvimento de um sistema de reaproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de biogás’. O projeto é dos alunos Gustavo Ray, Tiago Ray e Amanda Bizeti Sanches, do 1º ano, e tem o professor Kaio Fukahori como orientador.
Outro projeto ‘campeão’ foi o ‘Costurando consciência: transformando tecidos usados em bolsas ecológicas’, das alunas Joana Friede e Juliana Mantovani, do 8º ano.


O projeto ‘Os 3 Ms em uma Jornada pelos Biomas Brasileiros’, das alunas Isis Naiwerth Martins Paulino, Isabella Guerin Maschietto, Julia Machado Cicarelli e Valentina Messiano Meritan, do 6 º ano, também ficou em primeiro lugar na FCT de Prudente. Esses dois projetos tiveram o professor Fernando Poppi como orientador.


O docente Fernando Poppi também foi o orientador das alunas do 7º ano Manuela Sanches Martins, Maria Eduarda Dias de Souza e Rafaela Amaral, responsáveis pelo projeto ‘Mapeando a ansiedade em contextos educacionais: uma pesquisa com o Inventário de Beck – Parte I’, 2º colocado em Prudente.

Fitec em Londrina
A Fitec Londrina – Feira Interativa de Tecnologia e Ciência foi realizada nos dias 18 e 19 de outubro. “Participamos com três projetos que foram inscritos e classificados como finalistas da Feira”, relembra a professora Mariane Guariente Zagabria Ray, orientadora em um dos projetos vencedores do Colégio Roland em Londrina.


O projeto ‘Isopor e sustentabilidade – alternativas e perspectivas futuras’, das alunas Laís Laverde Marchiori, Laura Beatriz Delfino e Helena Regina Schultz Kronenberg, todas do 8º ano, ficou em 1º lugar na categoria de Engenharias. Além do título, o projeto foi credenciado para a Fenecit 2025, em Recife/PE. As alunas têm como professores orientadores Mariane Guariente Zagabria Ray e Fernando Poppi.


Outro projeto vitorioso em Londrina foi o ‘Fruta Life: transformando cascas de laranja em tesouro’, de Anna Júlia Marcato Kawagoe, Guilherme Marino Gimenes Antônio e Leonel Zaninelli de Souza (3º ano do EM), que tiveram a orientação do prof.Fernando Poppi. O projeto foi 1º colocado em Ciências Exatas e credenciado para a MILSET 2025, em Fortaleza.


Outro destaque da Fitec foi o projeto ‘O poder da escrita terapêutica em meio a pressões’, das alunas da 3ª série do EM, Lara Hitomi Husse, Victoria Del Massa Pessoa e Maria Clara Vicentini Fukahori. Elas foram orientadas pelas professoras Ana Carolina Penha Prado e Bethânia Gaffo Gregorio e ficaram com a 3ª colocação na categoria de Ciências Humanas.

SERVIÇO
Colégio Roland – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio
Av. Presidente Bernardes, 125, Rolândia
Telefone: (43) 3256-2132 / Instagram: @rolandcolegio

FOTO(S) DESTA MATÉRIA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Educação

Alunos de volta às salas de aula

Mais de 11 mil alunos foram recebidos com frutas e brincadeira na volta às aulas em Cambé na quinta erminadas as férias de julh, as

Educação

APAEs organizam protestos

Conselho Regional das APAEs da região de Londrina decide por dois dias de mobilização contra ameaça às escolas especializadas Na quinta (26), o Conselho Regional