Projetos do Colégio Roland são premiados na região

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Educação
  6. /
  7. Projetos do Colégio Roland...

Estudantes do colégio rolandense têm projetos premiados em feiras de ciência e tecnologia de Presidente Prudente e de Londrina

Leonel, o professor orientador Fernando Poppi, Anna Júlia e Guilherme

Os alunos do Colégio Roland, de Rolândia, tiveram seus projetos premiados em duas importantes feiras científicas e de tecnologia em outubro. No total, foram sete projetos premiados: quatro na Feira de Ciência e Tecnologia do Oeste Paulista, realizada em Presidente Prudente (SP), e três na Fitec Londrina – Feira Interativa de Tecnologia e Ciência.

FCT em Prudente
A Feira de Ciência e Tecnologia do Oeste Paulista foi organizada pela FCT Unesp em colaboração com 13 instituições parceiras. Em sua 3ª edição, a FCT foi realizada de 15 a 18 de outubro e teve a participação de mais 160 projetos de toda região Oeste de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. “Nosso colégio foi com quatro projetos e tivemos três primeiros lugares e uma segunda colocação”, comemorou Kaio Fukahori, coordenador do Ensino Médio do Roland.


Um dos vencedores foi o ‘Biodigestor de baixo custo: desenvolvimento de um sistema de reaproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de biogás’. O projeto é dos alunos Gustavo Ray, Tiago Ray e Amanda Bizeti Sanches, do 1º ano, e tem o professor Kaio Fukahori como orientador.
Outro projeto ‘campeão’ foi o ‘Costurando consciência: transformando tecidos usados em bolsas ecológicas’, das alunas Joana Friede e Juliana Mantovani, do 8º ano.


O projeto ‘Os 3 Ms em uma Jornada pelos Biomas Brasileiros’, das alunas Isis Naiwerth Martins Paulino, Isabella Guerin Maschietto, Julia Machado Cicarelli e Valentina Messiano Meritan, do 6 º ano, também ficou em primeiro lugar na FCT de Prudente. Esses dois projetos tiveram o professor Fernando Poppi como orientador.


O docente Fernando Poppi também foi o orientador das alunas do 7º ano Manuela Sanches Martins, Maria Eduarda Dias de Souza e Rafaela Amaral, responsáveis pelo projeto ‘Mapeando a ansiedade em contextos educacionais: uma pesquisa com o Inventário de Beck – Parte I’, 2º colocado em Prudente.

Fitec em Londrina
A Fitec Londrina – Feira Interativa de Tecnologia e Ciência foi realizada nos dias 18 e 19 de outubro. “Participamos com três projetos que foram inscritos e classificados como finalistas da Feira”, relembra a professora Mariane Guariente Zagabria Ray, orientadora em um dos projetos vencedores do Colégio Roland em Londrina.


O projeto ‘Isopor e sustentabilidade – alternativas e perspectivas futuras’, das alunas Laís Laverde Marchiori, Laura Beatriz Delfino e Helena Regina Schultz Kronenberg, todas do 8º ano, ficou em 1º lugar na categoria de Engenharias. Além do título, o projeto foi credenciado para a Fenecit 2025, em Recife/PE. As alunas têm como professores orientadores Mariane Guariente Zagabria Ray e Fernando Poppi.


Outro projeto vitorioso em Londrina foi o ‘Fruta Life: transformando cascas de laranja em tesouro’, de Anna Júlia Marcato Kawagoe, Guilherme Marino Gimenes Antônio e Leonel Zaninelli de Souza (3º ano do EM), que tiveram a orientação do prof.Fernando Poppi. O projeto foi 1º colocado em Ciências Exatas e credenciado para a MILSET 2025, em Fortaleza.


Outro destaque da Fitec foi o projeto ‘O poder da escrita terapêutica em meio a pressões’, das alunas da 3ª série do EM, Lara Hitomi Husse, Victoria Del Massa Pessoa e Maria Clara Vicentini Fukahori. Elas foram orientadas pelas professoras Ana Carolina Penha Prado e Bethânia Gaffo Gregorio e ficaram com a 3ª colocação na categoria de Ciências Humanas.

SERVIÇO
Colégio Roland – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio
Av. Presidente Bernardes, 125, Rolândia
Telefone: (43) 3256-2132 / Instagram: @rolandcolegio

FOTO(S) DESTA MATÉRIA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Educação

Cambé: iniciadas as matrículas para 2025

Secretaria de Educação e Cultura já iniciou as matrículas para ano letivo de 2025 na Educação Infantil, Fundamental e EJA A Secretaria de Educação e

Educação

Grupo Nhande Marandu intensifica ações

Projeto cultural afro-indígena do Colégio Kennedy tem atividades e ações durante todo o ano, mas que se intensificam durante o mês da ‘Consciência Negra’ O