Rolândia: alunos terão avaliação oftalmológica e óculos

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Educação
  6. /
  7. Rolândia: alunos terão avaliação...

Parceria da Prefeitura com o Hoftalon atenderá estudantes da rede municipal de Educação com suporte das óticas Lux, Pupila e Gouveia

Reunião com o Hoftalon foi na segunda-feira e a capacitação dos profissionais da Educação e da Saúde já aconteceu na quarta-feira no Nanuk

Cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino de Rolândia, entre 4 a 10 anos, vão receber tratamento oftalmológico por meio do ‘Primeiros Olhares Hoftalon’. A ação foi possível através de uma parceria entre a Hoftalon e a Prefeitura de Rolândia, firmada na segunda-feira (13) na sede do Hoftalon, em Londrina. Idealizador do projeto que já existe há 16 anos em Londrina, o oftalmologista Nobuaqui Hasegawa recebeu o prefeito Ailton Maistro e as secretárias Karla Ulinski (Saúde) e Leise Camargo (Educação).


A ação, que envolve o Dr. Nobuaqui e parte da equipe do Hoftalon, tem como patrocinadores e parceiros o Hoftalon (Centro de Estudo e Pesquisa da Visão), o Senac PR, e as óticas doadoras de armações: Lux, Gouveia e Pupila.


O projeto tem como objetivo orientar pais e professores quanto à importância do diagnóstico precoce das doenças oculares (para um tratamento correto no caso de doenças diagnosticadas) e da relevância do acompanhamento periódico oftalmológico em crianças em idade escolar.


A atividade consiste no deslocamento de uma equipe de médicos, residentes, técnicos e auxiliares de enfermagem até uma escola escolhida pelas secretarias de Saúde e de Educação, onde será montado um consultório. As crianças que necessitarem de acompanhamento mais específico serão encaminhadas via Cismepar. As que precisarem de óculos poderão escolher as armações durante a ação e, após a confecção das lentes, receberão os óculos gratuitamente. O programa é de Londrina e já atendeu a milhares de crianças.


“Rolândia é o 1º município que receberá o Hoftalon e conseguimos isso através da Secretaria de Saúde para mês de julho. Vamos selecionar, a princípio, 200 crianças para o atendimento. Seguiremos alguns critérios para a escolha: alunos que estejam em grau avançado de necessidade e que não tenham condições para a compra dos óculos”, comenta Leise Camargo.

Capacitação/cronograma
Na quarta (15), foi realizada uma capacitação para equipes da Saúde e Educação, por meio do método de Snellen, no Centro Cultural Nanuk. A triagem dos alunos será entre os dias 20 e 24 de junho, através da aplicação da tabela de Snellen por professores, pedagogos e Agentes Comunitários de Sáude. No dia 27, a Educação encaminha a lista de alunos selecionados para a Secretaria de Saúde e, no sábado, 09 de julho, será o 1º Dia D do projeto ‘Primeiros Olhares Hoftalon Rolândia’, quando serão atendidas 100 crianças. Em agosto, acontece o 2º Dia D com mais 100 alunos.


“O contato com o projeto do Hoftalon foi iniciado aqui pelo departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde. Será a primeira vez que a ação vai sair de Londrina para ir para outro município”, explica a secretária de saúde Karla Ulinski. “Além de realizar toda a identificação do aluno que precisa desse diagnóstico, que é um serviço que a gente já fazia nessa triagem do Snellen, agora vamos conseguir dar continuidade e entregar os óculos também para as crianças”, comemorou Karla Ulinski.

FOTO(S) DESTA MATÉRIA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Educação

Alunos de volta às salas de aula

Mais de 11 mil alunos foram recebidos com frutas e brincadeira na volta às aulas em Cambé na quinta erminadas as férias de julh, as

Educação

APAEs organizam protestos

Conselho Regional das APAEs da região de Londrina decide por dois dias de mobilização contra ameaça às escolas especializadas Na quinta (26), o Conselho Regional