Pesquisar
Close this search box.

Você conhece o projeto ‘Reeducar é Preciso’?

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Educação
  6. /
  7. Você conhece o projeto...

Programa é da educadora rolandense Neide Spanguemberg, dona de uma trajetória na educação pautada no empenho e na transformação

“O ensino se faz com paciência. Ensinar as pessoas só é possível através da paciência”. Essa foi a frase foi dita por uma educadora rolandense, conhecida por sua dedicação à educação e seu compromisso com a promoção de valores sociais e ambientais. A professora Neide Spanguemberg Mello tem uma história inspiradora que merece ser contada.


Nascida em Curitiba, mas com o coração entregue a Rolândia, Neide construiu uma carreira sólida ao longo de 25 anos dedicados à educação. Formada em Geografia e História, e pós-graduada em Organização do Espaço e Meio Ambiente, bem como em Educação Especial, a professora sempre viu a educação como uma vocação e um amor inabalável.


Neide trabalhou a maior parte de sua carreira nos colégio estaduais Kennedy, Padre José Herions, Villanueva e Souza Naves, todos de Rolândia, marcando a vida de inúmeros alunos com seu conhecimento e paixão pelo ensino. A professora entende que ensinar é um processo que exige tempo e dedicação e, em todos esses anos, sempre esteve disposta a investir para ajudar seus alunos a alcançarem seu potencial máximo. “Foram anos de muita dedicação, empenho e, claro, paciência que é a base do meu método educacional”, afirmou.

Transição de profissão
Após anos de dedicação em sala de aula, Neide fez uma transição na profissão, tornando-se palestrante. No entanto, sua paixão pela educação nunca diminuiu. Ela continua fortemente vinculada à educação por meio de palestras que abordam questões sociais e ambientais e temas como o combate à violência contra as mulheres, o combate ao racismo e preconceito, sustentabilidade ambiental, questões sobre respeito mútuo e muito mais.


Neide também teve uma carreira notável na comunicação, com 16 anos de experiência em rádios locais, onde apresentou o programa “Reeducar é Preciso”, que se consolidou como o nome do seu projeto principal até hoje. O que começou há mais de uma década ainda se mantém vivo, bem como o compromisso dela com a educação que hoje é demonstrado por meio das lives que faz em suas redes sociais, buscando contribuir ainda mais para a educação escolar e para a formação de uma sociedade mais informada e consciente.


“Em todas essas atividades, o meu intuito é sempre o de somar o interesse para com o aprendizado para desenvolver pessoas para as mudanças no seu cotidiano de forma participativa”, pontuou.

Outros projetos
Neide está prestes a lançar seu primeiro livro, intitulado “Escola Contemporânea: Escola de Enfrentamentos”. O título reflete sua visão de que a educação enfrenta desafios constantes e diários em sala de aula. Ela acredita que, ao abordar esses desafios de maneira aberta e construtiva, podemos transformar a educação e a sociedade como um todo.


Um dos principais aspectos do método educacional de Neide Spanguemberg é o foco nas emoções dos alunos. Ela acredita que, ao trabalhar as emoções de forma positiva, podemos criar um ambiente de aprendizado mais harmonioso e eficaz. Seu ensino é baseado em valores como respeito, amor e tolerância, e é isso que ela vai mostrar em seu novo projeto.


“Muita gente me pergunta se eu não vou parar de falar de educação, e eu digo que não. E mais do que isso, em todos esses anos em sala sempre trabalhei também com as emoções dos alunos com base nas pautas do respeito, do amor e da tolerância. Tudo isso empregava e ainda emprego na minha de educar e de falar de educação, e agora eu vou ter o meu livro para abordar sobre isso”, revelou.


A profissional acredita que a mudança começa na sala de aula e se espalha para a sociedade. Sua paixão pela educação, compromisso com a transformação social e o incansável desejo de somar conhecimento a fez se tornar uma figura inspiradora para muitas rolandenses, especialmente, seus ex-alunos, e agora dá continuidade nesse trabalho, porém em um novo formato.


“E é por isso que convido a todos para participar de minhas lives nas redes sociais que ocorrem todas as quartas e sábados às 9 horas, nas quais continuo compartilhando conhecimento e experiência e busco sempre contribuir para um futuro educacional mais promissor e inclusivo. Também me coloco à disposição para fazer palestras e levar uma palavra de conscientização para novos lugares”, ressaltou a docente.


Visite o perfil da professora no Instagram @neidespanguem e acompanhe todas as informações que ela compartilha diariamente.


Pode-se contatar a educadora também pelo Facebook /neide.spanguembergmello ou pelo Telefone e WhatsApp (43) 99160-8265.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Educação

Cambé: iniciadas as matrículas para 2025

Secretaria de Educação e Cultura já iniciou as matrículas para ano letivo de 2025 na Educação Infantil, Fundamental e EJA A Secretaria de Educação e

Educação

Grupo Nhande Marandu intensifica ações

Projeto cultural afro-indígena do Colégio Kennedy tem atividades e ações durante todo o ano, mas que se intensificam durante o mês da ‘Consciência Negra’ O