Amor e negócios: será essa a combinação para o sucesso? Conheça a história de quatro casais unidos pelo amor e pelo empreendedorismo
Neste Dia dos Namorados, em parceria com a Associação Empresarial de Rolândia (ACIR), o JR mostra a história de casais de Rolândia que passam o dia inteiro lado a lado, mostrando que é possível misturar amor e negócios sem perder a paixão.
Josi e José Eduardo
Josiane Rodrigues e José Eduardo da Silva se conheceram nas salas de bate-papo do UOL nos anos 2000 e, desde então, compartilham um relacionamento amoroso e também uma jornada empreendedora. Juntos há quase 24 anos, são sócios/proprietários do JR – Um Jornal Regional, semanário fundado em 2003 por Eduardo e três sócios.
Em 2008, quando os sócios saíram para seguir outros projetos, Josi deixou seu emprego em Londrina para assumir as funções administrativas e financeiras do jornal. Para Josiane e Eduardo, as vantagens de trabalhar juntos são claras. Ela destaca a divisão de tarefas e a parceria, além da maior compreensão com relação a horários e compromissos. “Conseguimos falar a mesma língua quando se trata de trabalho e o crescimento e desenvolvimento da empresa também significam o crescimento profissional de ambos”, comenta Josi.
Eduardo, por sua vez, acredita que o acesso e a disponibilidade de ambos para tratar de qualquer assunto a qualquer hora e lugar é uma grande vantagem. “É possível tocar em assuntos delicados, como uma revisão de ponto de vista ou discordância sobre o trabalho, de uma maneira mais aberta, já que a pessoa é sua parceira,” afirmou.
Josiane e Eduardo enfrentam o desafio de equilibrar a vida pessoal e profissional, com as duas áreas frequentemente se misturando. “Falamos de trabalho na hora do almoço e dificilmente deixamos de conversar sobre isso quando estamos em casa, embora a gente tente sempre não exagerar,” pontua Josi. Dentro da empresa, as funções são divididas de acordo com a formação e experiência de cada um, mas eles sempre se ajudam quando necessário.
Eduardo é o repórter do jornal, responsável por entrevistas e por buscar matérias, enquanto Josiane cuida das áreas administrativa, financeira e de marketing, atuando mais nos bastidores, mas aparecendo em eventos direcionados ao público feminino.
“Somos super fãs dessa ideia de casais que trabalham juntos. É claro que cada casal tem que achar a sua fórmula ideal. Para muitos, passar 24 horas por dia juntos é ótimo, fortalece a relação e une o casal. Para outros, isso seria o fim do casamento,” confessa o casal.
Fernando e Talita
Fernando Ardigo tem 44 anos, é formado em Administração de Empresas e possui uma pós-graduação em Administração Financeira, Contabilidade e Controladoria. Além disso, atua como corretor de seguros e é sócio-administrador da Versa Corretora de Seguros e da Versafin Soluções Financeiras (HS Consórcios). A esposa de Fernando, Talita Ramos, 40 anos, formada em Comércio Exterior, também atua como corretora de seguros e é sócia-administradora das mesmas empresas.
Há 11 anos, Talita Ramos e Fernando Ardigo tiveram um encontro marcante: um abraço, mesmo sem nunca terem trocado uma palavra ou um olhar anteriormente. Esse momento singular marcou o início de uma jornada compartilhada. Eles encontraram inspiração para começar a trabalhar e empreender juntos ao reconhecerem a oportunidade representada pelo know-how e experiência profissional de Talita, combinados com o bom relacionamento de Fernando na cidade. Essa junção de forças os impulsionou a iniciar o primeiro negócio em conjunto.
Para o casal, uma das maiores vantagens de trabalhar com o parceiro inclui o alinhamento estratégico contínuo, 24 horas por dia. “Nós temos dois perfis diferentes, mas que somados e equalizados se complementam muito, um complementa o que é falta no outro”, afirmam. Equilibrar o tempo entre a vida pessoal e profissional nem sempre é fácil, segundo eles, pois apesar de estarem à frente de segmentos específicos no negócio, eles tomam decisões estratégicas em conjunto, o que por vezes esbarra entre o pessoal e o profissional. No entanto, eles lidam bem com essa situação, buscando formas de conciliar essas duas esferas da vida da melhor maneira possível.
Desde o início, cada um assumiu as responsabilidades de acordo com suas habilidades dominantes. Com a evolução da empresa, novas oportunidades de negócios surgiram, levando-os a gerenciar segmentos específicos, e sendo assim, para tomadas de decisão estratégicas, eles estabeleceram algo como um conselho consultivo interno. “Comecem tendo um negócio em vista no qual você acredita. Vá sem medo, defina bem seu propósito, trabalhe duro e faça acontecer. Não há nada mais gratificante do que ver seu negócio proporcionando mudança na vida das pessoas para melhor”, aconselham.
Josiane e Josué
Para Josiane Caixeta Schneider e Josué Raimundo dos Santos, proprietários da empresa Schneider’s Glass – Esquadrias de Alumínio, a jornada empreendedora começou de maneira sutil, com Josiane apoiando discretamente os empreendimentos do companheiro. “Nós nos conhecemos em um ônibus em Curitiba, onde o Josué era motorista. Estamos juntos há 19 anos, e eu sempre percebi que ele tinha muito espírito empreendedor, então sempre o incentivei”, afirmou Josiane.
De acordo com a empresária, antes do atual empreendimento, o marido já atuava em outro mercado, já vendeu espetinhos e roupas. “Sempre dei apoio, mesmo que discretamente. No entanto, em 2015, por conta de um problema familiar, decidi voltar para Rolândia, minha cidade natal. Como estava desempregada, comecei a ajudá-lo na administração da vidraçaria. Foi aí que percebi que ele precisava de suporte na gestão da empresa”, relembrou.
Eles trabalharam por um bom tempo na garagem de casa. Em 2020 ela percebeu que, para crescer, precisavam sair dali, e foi o que fizeram. Para o casal, a maior vantagem de estarem juntos nos negócios e no amor é que eles uniram forças para fazer as coisas acontecerem. “Equilibrar o tempo entre vida pessoal e profissional é um grande desafio. Mas, podemos afirmar com certeza que conseguiram colocar isso em prática com muita mentoria e terapia”, afirmou Josiane.
Eles fazem reuniões de alinhamento como casal e sempre se organizam para sair juntos, viajar e ter seu tempo. Com o passar dos anos, eles descobriram as habilidades de cada um e entenderam que cada um era bom em uma área específica. A partir daí, as coisas começaram a se encaixar de forma mais harmoniosa hoje. “Josué é Diretor Comercial, e eu sou Diretora Geral”. Um conselho: “Nosso grande conselho, antes de qualquer coisa, é o autoconhecimento, saber bem as habilidades de cada um, separá-las e não misturar vida pessoal com vida profissional”.
Karla e Claudio
Karla Previatto Motta (48) e Claudio Motta (47) são proprietários da loja KAMU Fitness, Praia, Natação e Pijamas. Eles se conheceram na faculdade há 29 anos e estão juntos desde então. A trajetória empreendedora do casal começou de uma forma diferente, sem ao menos Karla imaginar que se tornaria sócia do marido.
“Há seis anos, nossa funcionária da loja entrou em licença médica, e eu, que havia acabado de sair do emprego, vim trabalhar com o Claudio. Essa oportunidade nos permitiu acompanhar mais de perto nossos filhos e, de fato, conciliar isso tem sido um desafio”, contou Karla.
Hoje, os dois gerenciam a loja e fazem tudo. Por trabalharem juntos, não é fácil separar a vida profissional da pessoal, mas acreditam que estão conseguindo equilibrar isso. “O casamento é um cuidado recíproco, a gente só tenta trazer isso pro nosso dia a dia profissional também”, comentou a empresária.
Com o mesmo objetivo, mas com duas personalidades bem diferentes: Cláudio é mais organizado e adora trabalhar com planilhas, enquanto Karla prefere lidar com o atendimento. “Uma grande vantagem de trabalharmos juntos é que um apoia o outro na busca de conhecimento, como cursos, palestras, que normalmente acontecem fora do horário de trabalho, então não há cobrança nas ausências de casa”, revelou. “Se algum casal estiver pensando em empreender junto, nosso conselho é: faça isso”.