Ação realizada com alunos e alunas do Ensino Médio teve como objetivo mostrar o potencial transformador do empreendedorismo e da inovação na formação dos jovens
De 01 a 03 de julho, o Colégio Estadual Souza Naves, de Rolândia, sediou a sua primeira Mostra de Empreendedorismo, um evento que envolveu os alunos e as alunas do Ensino Médio em uma ação de aprendizado prático e criativo. Organizada pelo professor de Educação Financeira Nilton Salgueiro, com o apoio dos demais professores, da direção e do Grêmio Estudantil, a ‘I Mostra de Empreendedorismo’ do Souza Naves foi dividida em quatro etapas.
No primeiro dia, alunos e alunas participaram de uma palestra sobre empreendedorismo ministrada por Fábio Fernandes, empresário da ID Agência e vice-presidente da Associação Empresarial de Rolândia (ACIR). Esse evento, em específico, foi realizado na sede da Igreja Presbiteriana do Brasil e, na ocasião, o empresário compartilhou sua trajetória e destacou as qualidades essenciais para quem deseja se tornar um empreendedor, principalmente com base na inovação e na tecnologia.
Após esse dia, a teoria se transformou em prática intensiva e, então, foram realizadas as demais etapas do evento: a ‘Feira do Empreendedor’ e a ‘Mostra de Produtos Inovadores’. “A feira foi o ponto alto dos intervalos, nos quais os alunos expuseram e venderam seus produtos criativos, que variaram de bolos no pote a outras iguarias tentadoras como morango com chocolate e brigadeiros”, pontuou o professor Nilton Salgueiro.
Já durante a ‘Mostra de Produtos Inovadores’ foram apresentados mais de 60 projetos desenvolvidos pelos alunos, que abordaram desde soluções para problemas sociais até invenções tecnológicas. Entre os projetos estavam robôs para limpeza de terrenos baldios, varais com sensores de chuva, hortas automatizadas controladas por aplicativos, obô guarda-louças, máquina de dobrar roupas, toldo com sensor, ar condicionado com energia eólica, lâmpada para churrasqueira com energia térmica, relógio que faz distribuição de semente enquanto a pessoa corre, irrigação por pressão, escova que coloca creme enquanto penteia, tranca antifurto com GPS, aplicativo antidesperdício de alimentos, filtro com água quente e energia solar, máscara de dormir com fone de ouvido, máquina para reciclável com pagamento automático, luva mecânica com bluetooth, entre outras.
Durante as atividades, um bazar de produtos usados também foi realizado e, por meio dele, os alunos promoveram a conscientização sobre o reaproveitamento de itens. “As roupas remanescentes foram destinadas à instituições da cidade como a Igreja Presbiteriana Independente e a Casa Lar Samuel.
Também vamos destinar algumas roupas para as famílias do Rio Grande do Sul”, afirmou Nilton Salgueiro.
Paralelamente às atividades, uma gincana estimulou uma competição entre as turmas, premiando as que mais se destacaram na arrecadação do bazar e na avaliação dos produtos inovadores. Os vencedores foram anunciados durante a festa junina subsequente, na qual foi revelado que as turmas premiadas terão como prêmio um sarau especial com jantar e música ao piano como reconhecimento por todo desempenho e criatividade.