A startup de Rolândia oferece um sistema eletrônico de energia, que protege vidas e otimiza processos; campeã foi a Go Scope, de São José dos Pinhais

A Loto.ID, startup de Rolândia que oferece um sistema eletrônico de energia e que protege vidas e otimiza processos, foi a vice-campeã do Rocket RPC 2025, sétima edição do programa da rede paranaense. A startup rolandense ficou atrás apenas da Go Scope: a startup de São José dos Pinhais que democratiza o acesso a exames endoscópicos, pois proporciona a realização de endoscopia de forma portátil, precisa e segura.
O resultado do Rocket 2025 ficou conhecido ao vivo na tarde desta quinta-feira (30), em Curitiba. Seis startups chegaram à grande final e a campeã só foi conhecida em torno das 15 horas. O Rocket começou com 18 startups que viveram uma jornada repleta de aprendizado, networking e desafios no ecossistema de inovação. Divididas em três órbitas (Vida, Sociedade e Negócios), depois de dias de disputas chegaram à final da 7ª temporada a Go Scope, vinda do Rocket Vida, a AVE (Rocket Sociedade), a Loto.ID (Rocket Negócios), a Urobaby, Selig e Feira Fácil (essas vindas do Rocket Repescagem).
Loto.ID
A segurança industrial ainda é um processo manual, suscetível a erros e falhas humanas. Segundo a OSHA, 1 em cada 10 trabalhadores sofre lesões severas por LOTO incorreto, e 40% dos acidentes graves ocorrem em manutenção, com custo médio de R$ 120 mil por acidente no Brasil.
Diante desse cenário, surgiu a startup Loto.ID, formada por Ruhan Lucas Sant’ana Pantoja (29) e Genivaldo Correa (54), de Rolândia, no norte do Paraná. O negócio tem como objetivo solucionar as falhas do sistema atual, com tecnologia e precisão.
“A LOTO.ID é uma solução eletrônica, inteligente e auditável para o bloqueio de energia (LOTO). O sistema utiliza RFID para acesso autorizado e rastreável, registrando todas as ações em tempo real. É inovador por digitalizar e automatizar um processo crítico que hoje é manual e falho, garantindo segurança redundante (ISO 13849-2 Categoria 3) e total conformidade”, explica a dupla vencedora Ruhan e Genivaldo.



