Ibiporã terá grande festa no Lago Dom Pedro Zilli na sexta-feira (08); comemoração em Jaguapitã começa no dia 06 de novembro e segue até o domingo (10)
Os municípios de Ibiporã e Jaguapitã comemoram seus 77 anos de emancipação política na próxima semana: Ibiporã no dia 08 e Jaguapitã no dia 07 de junho. Para celebrar a data, as prefeituras das duas cidades estão preparando uma grande festa para seus moradores e também para os visitantes. Confira.
Receba as notícias do Jornal Regional pelo whatsapp
Ibiporã 77
Na sexta (08), a prefeitura realiza uma grande festa para a família ibiporaense no lago Dom Pedro Zilli. A partir das 17 horas, começa a tradicional Feira do Microempreendedor, já em sua 11ª edição, com expositores locais, produtos e serviços de qualidade, e um pouco da gastronomia local.
Às 20h30, acontece a 3ª Prova Pedestre Cidade de Ibiporã, evento esportivo tradicional e que tem levado muitas atletas e suas famílias para Ibiporã. A corrida promete agitar a atmosfera do lago, reunindo competidores e espectadores em um clima de incentivo e comemoração.
Para fechar a noite de sexta, a partir das 22 horas sobe ao palco montado no local a dupla Jeann e Julio, que promete animar o público com seus sucessos. A música, os bons momentos e as lembranças farão dessa celebração uma experiência inesquecível. É uma ótima chance para cantar junto e relembrar os hits que marcam a vida dos ibiporaenses.
A denominação Ibiporã tem sua origem na língua tupi e significa ‘Terra Bonita’ (Ibi = terra + Porã = bonita). Ainda na língua guarani, o mesmo nome significa ‘habitante da terra’. A denominação foi extraída do ribeirão de mesmo nome (Ibiporã), que passa nas proximidades da sede do município, com nascente em Londrina, e que deságua no Ribeirão Jacutinga, um dos afluentes do Rio Tibagi, no vale no qual está localizada a cidade de Ibiporã.
Jaguapitã 77
Jaguapitã comemora 77 anos de emancipação política na quinta-feira (7) e, para celebrar a data, a Prefeitura Municipal irá presentear seus mais de 14 mil habitantes com várias atrações. A festa começa na quarta-feira (6) com uma Missa na Igreja Matriz, às 19 horas, e uma sessão de cinema na praça às 20 horas. Na sexta (8), haverá um Culto e Louvor promovido pelo Conselho de Pastores na praça central, às 20 horas.
No sábado (9), acontece a Corrida Onça Pintada na praça, às 14 horas, e um Batizado de Capoeira do projeto cultural ‘Ginga do Bem’, às 17 horas, na Casa de Cultura com o mestre Adriano. A noite do sábado será fechada com a apresentação da Banda Somos Iguais, a partir das 22 horas, no Espaço Thaeme.
Fechando a comemoração dos 77 anos de Jaguapitã, no domingo acontece um dos mais tradicionais torneios de futebol de campo no Estádio Maguila, a partir das 08h30 da manhã.
A palavra Jaguapitã tem origem indígena e significa ‘Onça vermelha ou pintada’, e dizem que muitas delas já foram vistas por lá. A cidade é muito conhecida pela industrialização de mesas de sinuca (bilhar) e, por isso, Jaguapitã tem o título de ‘Capital do Bilhar’.