Renata Moreno ficou em 6º lugar na colocação geral e foi a 1ª brasileira a terminar a prova
Investir no esporte é uma das funções de uma prefeitura e isso pode render frutos e levar o nome da cidade a ser conhecida até internacionalmente. Em Ibiporã, isso é levado a sério e pode ser comprovado: a atleta Renata Moreno, a Renatinha (33), conquistou o 1º lugar entre as brasileiras e o 6º lugar geral na 28ª Maratona Internacional de São Paulo, disputada no domingo (07).
A prova foi vencida pela boliviana Helen Daniela Baltazar Medina (31) com o tempo de 2:50:13 e Renata correu os mais de 42 km em 2:58:21. À frente de Renatinha ficaram apenas a boliviana, duas atletas da Etiópia, uma de Uganda e outra do Quênia. A conquista da atleta de Ibiporã fez com que a cidade toda comemorasse o feito, que destaca o trabalho de incentivo ao esporte promovido pela Prefeitura municipal.
Organizada pela empresa Yescom, a Maratona Internacional de São Paulo é uma das principais corridas de rua do país, oferecendo desafios que vão desde os 42,195 km da maratona até provas de 5 km. O evento é reconhecido mundialmente pela World Athletics e atrai atletas de alto nível de todo o mundo.
Renata liderou a prova até os 35 km. “Faltando os últimos 7 km, houve a ‘quebra’, ou seja, o corpo não reagiu mais, e as africanas e a boliviana me ultrapassaram. Mesmo sabendo que ali era o fim de ganhar a prova, não desisti e lutei para terminar a corrida, conseguindo assim ser a 1ª brasileira a liderar e a chegar, subindo ao pódio com o 6º lugar geral na categoria Elite e como a melhor brasileira”, revelou a atleta.
Renatinha, com seu treinador, Orlando Souza, se dedicou intensamente por semanas, focando em estudos, treinos, hidratação e preparo específico para a maratona. A conquista de Renatinha também é fruto do suporte oferecido pela Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer. O investimento em diversas modalidades esportivas tem proporcionado treinos de qualidade, incentivos e oportunidades para os atletas locais se destacarem em competições de nível nacional e, até, internacional.