Sulivan Almeida, do Oakland Athletics, clube de beisebol dos EUA, visitou o Legend Kids; atleta é fruto de projeto similar de Londrina
No sábado (04), o atleta de beisebol Sulivan Almeida (19), do Oakland Athletics, que faz parte do Major League Baseball (MLB) dos Estados Unidos, esteve em Rolândia. O jogador visitou o projeto social de beisebol Legends Kids, que é uma iniciativa da Associação Cultural e Esportiva de Rolândia (ACER), e que tem como parceiros a Prefeitura de Rolândia e com o Governo Japonês.
A visita serviu de inspiração para as crianças que estão participando do Legends, já que Sulivan é fruto de um projeto social similar, mantido pela Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL). Natural da cidade de Colorado (120 km de Londrina), Sulivan mudou-se bem pequeno para Londrina, onde vivia em um bairro da periferia. Foi na escola pública que conheceu o beisebol, aos 8 anos, quando foi levado para o projeto social de beisebol da ACEL.
“Eu assinei com a MLB em 2021, em plena pandemia. Mas minha trajetória no beisebol começou ACEL. Eu ainda não sabia muito bem o que eu queria, mas fui me descobrindo e tive a oportunidade de conhecer o beisebol. Logo que conheci, bateu aquela paixão forte pelo esporte”, revelou ao JR.
A performance acima da média e a habilidade de arremessar bolas rápidas (hoje chega a 150km por hora), chamou a atenção de muita gente. Aos 13 anos, foi convidado a participar do elenco de jovens talentos, no centro de treinamentos da seleção brasileira, em Ibiúna (SP), onde era atleta da Academia CT CBBS/Yakult. Aos 17 anos, em 2021, assinou com o Athletics e foi à República Dominicana, onde a Major tem uma liga menor.
Atualmente, o atleta é considerado uma das maiores promessas do beisebol latino-americano. “Logo que eu percebi que o beisebol era minha paixão comecei a treinar muito, e sempre busquei crescer e ter objetivos com o esporte. Eu sempre procurava por uma chance dentro do beisebol e hoje consegui essa oportunidade de ser um jogador profissional”, comemorou o atleta.
O JR também conversou com o Professor Rony, que dá aula no projeto da ACER e foi responsável por treinar Sulivan nos anos em que ele esteve na ACEL. “O Sulivan é um atleta completo, é bom nos esportes, e também como ser humano. Ele ainda vai muito longe, tenho certeza disso. Se continuar assim, será um dos melhores do Brasil de todos os tempos no beisebol”, comentou. Rony falou do talento nato que o Sulivan tem. “Ele já demonstrava talento desde de pequeno para arremessar bolas fortes. O Sulivan também sempre teve um comportamento excepcional, e isso faz muito diferença. No beisebol, além do talento, o que se destaca também é ser um cidadão”, contou Rony.
Troca de experiências
Sulivan também pôde conversar com Taisei Mori (24), técnico japonês de beisebol que veio para a ACER graças a um convênio firmado entre a entidade e a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão). Os dois trocaram experiência e também algumas bolas no aquecimento.
O jogador comenta que além de transformar por completo a sua vida, o beisebol trouxe para ele diversos benefícios. “Com o beisebol aprendi a ter disciplina dentro e fora do campo, e me deu também a oportunidade de mudar a minha vida para melhor. Agradeço a todos que me ajudaram até aqui”, compartilhou o atleta, que pode ser acompanhado em seu Instagram (@ribeiro.sulivan).
Aprenda Beisebol
Os treinos do projeto de beisebol com as crianças acontecem todos os sábados, no Campo Nissei, na ACER, a partir das 9 horas da manhã e se encerra às 18 horas e nenhuma taxa é cobrada dos participantes. Mais informações sobre os treinos podem ser obtidas com o professor Rony Trindade pelo telefone 9.8428-2161 ou com Maycon pelo telefone 99840-0178.