Três das 5 atletas que disputarão os Jogos Sul-americanos na Argentina são rolandenses: Isabela Schuster, Luana Ferreira e Ana Júlia Alves
O ciclismo de Rolândia domina as provas na categoria de base, principalmente no feminino, há um bom tempo no Brasil e isso não é novidade. Essa superioridade feminina rolandense novamente foi demonstrada na convocação da Seleção Brasileira Juvenil: nada menos do que três das cinco atletas que fazem a equipe feminina do Brasil são de Rolândia. Isabela Schuster, Luana Ferreira e Ana Júlia Alves, todas de 17 anos e da equipe da Secretaria de Esportes de Rolândia, foram convocadas para defender o Brasil no Sul-americano da Juventude, que será disputado na Argentina.
As preciosas vagas vieram com muito esforço por parte das ciclistas rolandenses: elas participaram de um treinamento da Confederação Brasileira de Ciclismo em Londrina. Realizados pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), os testes seletivos começaram na sexta (25) e terminaram no domingo (27) com a participação de 20 atletas – 10 no masculino e 10 no feminino.
Após os treinamentos, a CBC divulgou a lista dos 10 atletas convocados para os Jogos Sul-americano da Juventude, marcados entre os dias 24 de abril e 8 de maio em Rosário, na Argentina. Além das rolandenses, a seleção feminina tem ainda Ana Laura Oliveira de Moraes, de Minas Gerais, e Mayra da Costa e Silva, de Santos (SP). Já o selecionado masculino ficou com Jaisson Madeira Bressolin, João Roberto da Silva, Julio Antunes Silva, Pedro Henrique Kunst e Werik Kalia Domingos.
Rolândia teve mais um atleta disputando uma vaga na seleção masculina: Sérgio Armacollo. Com 17 anos, Sérgio foi muito bem nos treinamentos, mas não conseguiu um lugar na equipe. “Acredito que o que pesou foi o fator idade, pois todos os outros atletas tinham 18 anos”, resumiu José Ricardo Moraes, técnico da equipe de ciclismo de Rolândia.
Os Jogos Sul-Americanos da Juventude chegam a sua terceira edição em 2022, contando com a presença de atletas de 15 países, competindo em 16 modalidades esportivas. “Vou esperar a CBC me passar o regulamento da competição para dar alguns treinos específicos para as meninas”, revelou José Ricardo.
“Temos uma expectativa muito boa para essa competição, pois as meninas estão muito fortes. Colômbia e Argentina têm tradição no ciclismo e vamos preparar as meninas para que elas cheguem em condições de disputar as medalhas”, concluiu.