CBC convocou as 10 melhores equipes do Brasil para etapa do circuito mundial ‘UCI Road Elite’, que será disputada em Santa Catarina
Mais um feito inédito foi alcançado pelo ciclismo de Rolândia. A equipe da Secretaria de Esportes de Rolândia, treinada por José Ricardo de Moraes, foi convidada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) para a etapa do circuito mundial ‘UCI Road Elite’, que dá pontos para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024. A competição acontece de 03 a 05 de outubro em Ubirici, Santa Catarina.
“Tivemos quatro ciclistas de Rolândia, que começaram nas escolinhas da Prefeitura com 12, 13 anos e chegaram à categoria elite, convocadas para essa importante competição”, comemorou José Ricardo. Somente as dez melhores equipes do Brasil foram chamadas e o time feminino rolandense foi um deles. “Termos as atletas Ana Júlia Santos Alves, Catharine Ehrmann Vieira, Luana Ferreira e Isabela Schuster”, pontuou José Ricardo.
Santa Catarina será a casa do ciclismo mundial em outubro, mês que fecha o ranqueamento para as vagas de Paris 2024. Dessa forma, as três provas que Urubici irá sediar serão as últimas do circuito mundial UCI Road Elite com pontuações válidas para Paris. A cidade da Serra Catarinense recebe atletas do mundo todo o GP Internacional de Ciclismo de Santa Catarina, no dia 03, GP Urubici de Ciclismo, no dia 04, e Grand Tour de Ciclismo no dia 05.
Cada prova acumula até 60 pontos para o ranking classificatório para Paris 2024. Os atletas devem participar de todas as provas para tentar sair com o máximo de pontos possíveis (180). Nesses dias, são 150 km na parte da manhã para o masculino, e 100 km para o feminino, na parte da tarde. São cerca de cinco, seis grupos internacionais, além dos brasileiros, num total de 200 atletas buscando a vaga para a Olimpíada em Paris.
Na Olimpíada de Paris, um total de 180 atletas (90 de cada gênero) vão disputar a medalha do ciclismo. Cada Comitê Olímpico Nacional pode classificar no máximo oito atletas (quatro por gênero). No dia 31 de outubro fecha a pontuação mundial que vai definir os países em disputa do ciclismo na Olimpíada. “É um orgulho ver nossas atletas competindo na categoria Elite do ciclismo nacional e também contra estrelas internacionais”, resumiu José Ricardo.