Atleta rolandense sagrou-se tetracampeã brasileira na prova de Resistência e tricampeã na Contrarrelógio; ciclismo de Rolândia tem outros destaques
O ciclismo de Rolândia tem se consagrado com uma das melhores equipes de categoria de base do Brasil, resgatando uma idade de ouro desse esporte rolandense. As maiores provas disso são os resultados e as constantes convocações de atletas para as seleções brasileiras juniores e juvenis. Os mais velhos sabem do que se fala aqui.
No último final de semana, a equipe da Prefeitura/Secretaria de Esportes de Rolândia foi até Palmas, no Tocantins, disputar o Campeonato Brasileiro de Estrada. Voltou de lá com cinco medalhas e com a consagração da ciclista Catharine Ehrmann Vieira, de 18 anos. Catha, como é chamada, tornou-se tetracampeã brasileira na prova de Resistência e tricampeã na prova de Contrarrelógio.
Entenda
Em 2021, Catharine foi campeã brasileira pela primeira vez na categoria Juvenil, voltou a repetir a façanha em 2022, também em Palmas. Além disso, naquele ano, foi campeã brasileira juvenil pela primeira vez na prova de Contrarrelógio. No ano passado, em Maringá, a ciclista rolandense voltou ao lugar mais alto do pódio, desta vez na categoria Júnior, nas duas provas: tornou-se tricampeã na Resistência e bicampeã na Contrarrelógio. Neste ano, a competição voltou a Palmas e Catharine venceu a categoria Júnior nas duas provas novamente. Além desses resultados, teve dois quartos lugares nos dois Panamericanos que disputou neste ano na categoria Júnior contra os maiores atletas das Américas.
Mais resultados
Catharine é um dos destaques da equipe rolandense, mas há outros. Matheus Constantino, por exemplo, conquistou quatro importantes medalhas nas últimas competições de que participou, três delas internacionais. Foi medalha de bronze na Contrarrelógio, categoria Júnior, do Brasileiro de Palmas. No Panamericano do Peru, em junho, foi bronze na Madson e na Scratch, com a seleção brasileira. No Panamericano de São José dos Campos (P), ficou em 3º lugar na Estrada. Outra medalhista de Brasileiro é Laura Zenovelo. A ciclista foi vice-campeã na categoria Juvenil.
“No geral, a nossa participação foi muito boa com cinco medalhas e continuamos entre as melhores equipes do Brasil”, comemora José Ricardo Moraes, técnico da equipe rolandense. “Nossa próxima competição será a Volta Ciclística de Brusque (SC), em agosto”, pontuou José Ricardo. O técnico também fez questão de agradecer à Prefeitura Municipal e aos seus patrocinadores Ótica King, Distribuidora Frazatto e Orthoestetic.