Rafael Schurmann Briganó traz ouro e bronze enquanto Tucano foi campeão do atletismo como técnico do Brasil na competição
O Brasil sagrou-se campeão do Atletismo, no masculino e feminino, nos Jogos Escolares Sul-americanos (sub-14), disputados em Bucaramanga, na Colômbia, de 02 a 10 de dezembro. Dois rolandenses contribuíram para esse excelente resultado: Rafael Schurmann Briganó (14) conquistou duas medalhas para o Brasil, um ouro e um bronze, e Ivar Benazi Tucano, servidor da Secretária de Esportes de Rolândia, foi medalha de ouro como técnico da equipe do Brasil.
A medalha de ouro de Rafael veio na prova do revezamento 5 x 80m, e Rafael correu com a equipe que subiu no lugar mais alto do pódio e foi o segundo a correr: pegou o bastão do primeiro atleta e passou para o terceiro corredor. Depois de 43.82 segundos, medalha de ouro para o Brasil e campeão da América do Sul. Em segundo lugar ficou a equipe da Colômbia e o Chile terminou na terceira posição.
A outra medalha de Rafael, de bronze, foi conquistada no salto em distância com a marca de 6.37m. A medalha foi muito comemorada pelo atleta e pela comissão técnica pelo cenário que se construiu para essa prova. As provas de salto e do revezamento 5 x 80m foram simultâneas: dessa maneira, Rafael fez saltos e foi correr o revezamento e voltou para a prova dos saltos.
O primeiro colocado no salto foi o argentino Queileb Heffner com 6.54 metros e o colombiano Diover Torres ficou com a medalha de prata com 6.40 metros. Para se ter uma ideia, Rafael venceu os Escolares Brasileiros, em Recife, com um salto de 6.49, o que já lhe daria a prata no Sul-americano.
O outro ouro ‘rolandense’ veio com o servidor municipal, da secretaria de Esportes, professor Ivar Benazi ‘Tucano’, técnico do atletismo do Brasil na Colômbia. O Brasil foi campeão geral do Atletismo no masculino e no feminino.