Nome do estádio de Rolândia: quem foi Erich Georg?

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Esporte
  6. /
  7. Nome do estádio de...

A fotógrafa e historiadora Cássia Popolin pesquisou sobre a pessoa que dá nome ao estádio municipal de futebol de Rolândia

A equipe do TRC IMV Pré-Moldado foi campeão da Copa Rolândia em 2022 no estádio Erich Georg (escrito sobre as arquibancadas)

As festividades da emancipação política e administrativa de Rolândia acontecem no Estádio Erich Georg, nome muito citado nos últimos dias. Você sabe quem foi Erich Georg? E por que ele dá nome ao Estádio?


Entrei em contato com a filha dele, Ana Maria Georg, proprietária da Mama Haus, que me falou sobre ele. ‘Meus avós vieram da Alemanha para o Brasil, em 1934, já casados e com meus tios Waldemar e Ingue crianças. Minha avó estava grávida do meu pai, que nasceu a caminho de Rolândia, em Campo Tenente, no Paraná’.


Erich cresceu e sempre gostou de carros e esporte. “Meu pai estudou mecânica industrial em São Paulo, ainda adolescente. Formou-se na Vokswagen, Scania e Vermag. Quando retornou para Rolândia se associou ao seu irmão Waldemar, juntos fizeram poços artesianos, únicos no Paraná, na época”, destaca Ana.


Tempo depois, os irmãos dividiram a sociedade, mas as empresas funcionavam no mesmo espaço da rua Miguel Liogi, Waldemar ficou com os poços e Erich com a oficina. “Meu pai se tornou o único mecâncio autorizado das grandes marcas, entre elas a Volkswagen. Ele também comprou o Posto Guarany, hoje Posto Catuaí, em frente ao Boa Compra, na Castro Alves”.


O futebol era uma das paixões de Erich. Seu irmão Waldemar era diretor do time de Rolândia, que ainda jogava na categoria amadora. “Meu pai se envolveu muito com o Nacional. Foi presidente por vários anos. (…) Muitos empresários na época se uniram nesse projeto. Levantaram verbas para transformar o Nacional amador em profissional. Ele era um entusiasta do esporte, não media esforços para levantar o time, que chegou a campão paranaense em 1970”, fala Ana com orgulho do pai.


Ana Maria conta que o ex-prefeito José Perazolo foi jogador do Nacional. “Perazolo morava na zona rural, foi meu pai que trouxe ele para a cidade para jogar no Nacional, custeando todas as despesas dele com os treinos e moradia”, revela. “Quando Perazolo se tornou prefeito, fez uma homenagem ao meu pai, nomeando o Estádio de Erich Georg”.


Erich Georg faleceu muito jovem, aos 40 anos, de acidente de carro. Deixou um legado de amor ao esporte, “no dia do seu falecimento foi uma tristeza geral na cidade. Todo comércio fechou na hora do seu sepultamento. A igreja Luterana ficou pequena, para tantas pessoas que foram se despedir dele e prestar a última homenagem”, conta Ana.


Obrigada, Ana Maria por compartilhar a história de seu pai conosco. Importante as gerações conhecerem o legado do seu pai.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: