Olimpíada dos Idosos em Cambé começa nesta quinta

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Esporte
  6. /
  7. Olimpíada dos Idosos em...

Evento busca valorizar a prática de exercícios físicos para idosos, promovendo mais saúde, bem-estar, resgate de autoestima e integração social

Vôlei adaptado é uma das modalidades mais aguardadas na Olimpíada (Gisele Cabrera/Prefeitura de Cambé)

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Cambé promove a 10ª Olimpíada dos Idosos do município. Ao todo, são cerca de 300 cambeenses acima dos 60 anos, disputando 12 modalidades de 10 a 18 de julho. A abertura oficial, com desfile das agremiações, acendimento da chama olímpica e início dos jogos, é nesta quinta-feira (10), às 14h30, no Ginásio de Esportes Edilson Carlos Marigo, no Jardim Ana Rosa.


Em 2025, o evento conta com a participação de 300 idosos atendidos semanalmente pela Prefeitura pelo programa Viva a Vida Cambé Oportuniza; Centros de Convivência do Idoso do Novo Bandeirantes e Tupi; e Viva Hidro. Os atletas são divididos em duas categorias: de 60 a 69 anos e acima de 70 anos, e contam tanto com o transporte gratuito como a alimentação durante as atividades.


A 10 edição da Olimpíada dos Idosos conta com as seguintes modalidades: corrida do ovo na colher (masculino e feminino); basquete – relógio (Misto); prova do cadeado (misto); dominó (misto); jogo da velha (misto); bola ao alvo (misto); desafio da coordenação (masculino, feminino ou misto); passa bola (misto); disputa de pênaltis (masculino e feminino); prancha (misto); vôlei às escuras (misto) e dança de salão – forró (misto). Confira a programação completa abaixo.


A Olimpíada dos Idosos, assim como as atividades regulares promovidas pela Secretaria, buscam garantir um impacto positivo no processo de envelhecimento e vida na terceira idade. Atividade física regular, culturais e recreativas melhoram a qualidade e expectativa de vida, funções orgânicas, autoestima, sociabilidade, independência pessoal e controle, tratamento e prevenção de doenças.


A secretária municipal de Esportes e Lazer, Telma Gamba, ressalta o pioneirismo de Cambé em promover o esporte adaptado para os idosos no Paraná. “É com grande alegria que a gente realiza esse evento. Os idosos, a maioria deles, são dos projetos que nós já ofereceremos semanalmente nos bairros aqui em Cambé. E eles têm oportunidade de vivenciar modalidades esportivas que a maioria deles não tiveram oportunidade enquanto jovens. Então, a conexão social, a alegria, o entusiasmo, a coordenação, a força, conhecer a modalidade esportiva é vivida com muita intensidade e é muito aguardado por eles todo ano. A cada ano temos um aumento maior dessa população participando da Olimpíada e também das nossas atividades esportivas”, disse.


O evento tem apoio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Cidadania, Saúde Pública e Educação e Cultura, e também dos Centros de Convivência do Idoso (CCIs) e Grupos de Terceira Idade do município.

Programação dos jogos
Quinta-feira (10/7)
Abertura oficial
14h30
Ginásio de Esportes Edilson Carlos Marigo
Desfile das agremiações, apresentações artísticas e início das atividades com características de gincana.

Quinta-feira (10/7)
Corrida do ovo
15h30
Ginásio de Esportes Edilson Carlos Marigo

Sexta-feira (11/7)
Basquete – relógio e prova do cadeado
A partir das 14h
Quadra de esportes do Cambé II

Segunda-feira (14/7)
Dominó, jogo da velha e bola ao alvo
A partir das 14h
Ginásio de esportes do Silvino

Terça-feira (15/7)
Desafio da coordenação e passa a bola
A partir das 14h
Ginásio de esportes do Silvino

Quarta-feira (16/7)
Disputa de pênaltis e prancha
A partir das 14h
Ginásio de esportes do Silvino

Quinta-feira (17/7)
Vôlei adaptado
A partir das 14h
Ginásio de esportes do Silvino

Sexta-feira (18/7)
Encerramento
A partir das 14h
CCI Novo Bandeirantes
Com baile, concurso de dança de salão e premiação geral

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Esporte

Os classificados na fase regional dos JAPs

Rolândia, cidade-sede, se classificou para a fase macrorregional no vôlei feminino e no futsal e basquete masculinos Terminada a fase regional dos Jogos Abertos do