Evento gratuito promovido pela Associação de Corredores “Os Tucanos”, de Rolândia, vai abordar a questão dos esportes como recursos terapêuticos
Neste sábado (15), a Associação de Corredores “Os Tucanos” de Rolândia promove uma palestra educativa em alusão ao ‘Abril Azul’, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento ocorre às 14 horas no Centro Cultural Nanuk (rua Arthur Thomas com Duque de Caxias), no centro de Rolândia, e conta com o apoio da Prefeitura de Rolândia, por meio das secretarias de Cultura e Turismo e de Esportes.
O tema abordado na palestra será “Autismo: esportes como recursos terapêuticos”, ministrado pelo psicólogo Eric Victor Zampieri, especializado em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltado ao autismo e DI (deficiência intelectual). Zampieri também é proprietário da ‘Clínica Tríplice: Intervenções Comportamentais e Desenvolvimento Humano’, localizada em Rolândia.
“A ação faz parte do Ciclo de Palestras, que de tempos em tempos acontece, cujo objetivo é o de promover o conhecimento e informações relacionados à prática da atividade física. Neste mês de abril, dedicado à conscientização sobre o autismo, o tema tratado ajuda a compreender como o esporte pode se constituir como recurso importante no desenvolvimento de pessoas neuroatípicas”, explicou Paula Maria, do Conselho Fiscal da Associação.
A palestra que vai abordar a importância do esporte como recurso terapêutico para pessoas com autismo, um tema cada vez mais discutido no mundo da saúde, e também traz um peso quanto à importância da inclusão. “Hoje o grupo de atletismo dos Tucaninhos, que é nosso grupo para crianças, conta com a participação de crianças atípicas e, por isso, essa convivência tem demandado mais informações e conhecimento sobre o assunto”, revelou a conselheira.
A iniciativa do grupo de corredores reforça a importância de se buscar informações e conhecimento sobre assuntos relevantes e, no caso do autismo, combater o preconceito por meio da compreensão e aceitação das diferenças. “É importante que a comunidade se engaje com esse assunto e busque mais conhecimento, pois é só com informação que se combate o preconceito e se compreende as diferenças”, acrescentou Paula.
Participe do evento
As inscrições para a palestra podem ser feitas gratuitamente pelo WhatsApp (43) 99842-8251. “O evento não tem custo, mas as pessoas são convidadas a doarem um item de higiene pessoal, que será destinado à AMARE – Associação de Mães Especiais de Rolândia”, orientou Paula.