Rafael Silva ‘Baby’ em Rolândia nesta quinta

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Esporte
  6. /
  7. Rafael Silva ‘Baby’ em...

Judoca de Rolândia, único do Brasil a ter medalhas em três Olimpíadas diferentes, visita familiares e fala com alunos

Foto de 2016

Nesta quinta-feira, dia 22 de agosto, os rolandenses recebem uma visita ilustre: o judoca Rafael Silva, o Baby, vem visitar seus familiares e aproveita para fazer uma agenda na cidade. Rafa deve falar com estudantes da rede municipal de ensino, além de visitar o colégio estadual Souza Naves, onde estudou, entre outros compromissos, inclusive com a imprensa regional e com o JR.


O ‘Senhor Olimpíada’, como muitos o chamam, entrou para a História do Esporte e do Judô brasileiro: Rafa, aos 37 anos e dois meses de idade, é o judoca mais velho da História a ir ao pódio e é o primeiro judoca brasileiro a ter três medalhas olímpicas. O judoca, da categoria peso-pesado (+ 100kg), ganhou bronze em Londres-2012, Rio-2016 (no individual) e em Paris-2024 (por equipes).


Com a medalha de bronze por equipes, Rafael Silva se tornou o judoca mais velho da história a ir ao pódio olímpico. A marca era do alemão Arthur Schnabel, que tinha 36 em 1984. Baby se tornou, ainda, o primeiro homem do judô brasileiro a ter três medalhas olímpicas, superando Aurélio Miguel, Tiago Camilo e Leandro Guilheiro, todos com duas.


Baby tem, ainda, quatro pódios no Mundial (uma prata e três bronzes). “Acho que foi um legado bom, falando da categoria pesado. Foram duas medalhas olímpicas e quatro mundiais. Acho que consegui inspirar atletas a entrarem no judô, a gostar de esporte olímpico. Espero ver outros pesados aí quebrando meus recordes, superando as medalhas olímpicas”, ressaltou Rafael, antes de ganhar a sua terceira medalha e tornar a quebra de seus recordes mais difícil.


Rafael Silva fez sua primeira competição pela Seleção Brasileira de Judô em 2007 e, desde então, são 17 anos entre os principais nomes mundiais do peso pesado masculino. Além dos bronzes olímpicos e das medalhas mundiais, conquistou mais de 50 pódios no circuito da Federação Internacional de Judô.


Família
Em Rolândia, Rafael tem a vó Palmira Camargo da Silva e as tias Eliana Palmira da Silva e Sirlei Igalcione Martins. O judoca também tem um tio em Curitiba, Edson Martins, e a tia Sônia Maria Salvaterra em São Paulo, onde Rafael mora.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Esporte

Cambé abre inscrições para o Bolsa Atleta 2025

Programa prevê bolsas pra atletas de modalidades olímpicas, não olímpicas, paraolímpicas, e paradesporto não olímpico Para seguir fomentando o esporte de formação em Cambé, a