Baby será vice-presidente da CACOB para mandato até 2028; outros judocas na comissão são Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro
O judoca Rafael Silva ‘Baby’ é o novo vice-presidente da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) e seu mandato vai até 2028. A eleição foi realizada entre os membros do CACOB na quinta-feira, 23 de janeiro. Baby recebeu 14 votos, dois a menos que a remadora Fernanda Nunes, mais votada e eleita presidenta da CACOB. Os dois farão parte também do Conselho de Administração do COB.
“Estou feliz demais com essa eleição. Me coloquei à disposição para o cargo de vice-presidente e, tanto eu quanto a Fernanda, faremos um bom trabalho de interlocução com o COB. O mais importante é a união de todos os esportes, representados através dos atletas. O que pudermos fazer para ajudar, nós faremos. A CACOB tem um caráter consultivo e tudo que o COB precisar de auxílio, com a nossa experiência, estaremos inteiramente à disposição. Para mim, o mais importante é que esse grupo de trabalho poderá fazer a diferença para os atletas. Tudo só funciona por conta dos atletas”, afirmou Rafael Silva.
Ele é um dos judocas mais vitoriosos do Brasil, tendo conquistado três medalhas olímpicas de bronze (Londres 2012, Rio 2016 e Paris 2024), além de quatro em Mundiais. Em Paris, Baby disputou sua última Olimpíada e ajudou a equipe brasileira a conquistar a inédita medalha na prova por equipes mistas. Além dele, o judô terá outros dois medalhistas olímpicos no colegiado: Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro.
A CACOB tem como missão representar os atletas olímpicos perante o COB e o Movimento Olímpico. A Comissão é um órgão independente com participação e direito a votos na assembleia do COB e voz ativa em órgãos de decisão como o conselho de administração.
Eleitos do Judô
O judô elegeu três representantes para compor a Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) em setembro do ano passado. Os medalhistas olímpicos Rafael Silva ‘Baby’, que viria a ser eleito vice-presidente da Comissão, Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro – o CACOB foi eleito para o mandato de Los Angeles 2028.
A votação para a escolha judocas para compor o CACOB foi online. Baby foi o mais votado entre os homens, com 32 votos, enquanto Ketleyn foi a terceira mais votada entre as mulheres, com 34 votos. Já Leandro entrou como representante dos atletas que lutaram antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e recebeu 72 votos. Nessa categoria, foram eleitos também Hortência Marcari, com 123 votos, e Emanuel Rêgo, com 77 votos.