Promessa no atletismo, Rafael Schürmann Brigano representa o Paraná em competição nacional
O atleta rolandense Rafael Schürmann Brigano, de apenas 14 anos e com impressionantes 1,93m de altura, está se preparando para representar o Paraná nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), os JEBs serão realizados de 20 de setembro a 3 de outubro, em Recife, no estado de Pernambuco, e Rafael compete no salto em distância e nos 150 metros rasos.
Rafael teve grande destaque na fase final da categoria B (atletas de 12 a 14 anos) dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), realizada em Campo Mourão de 9 a 20 de julho. No primeiro dia de competições, ele saltou 6,37 metros no salto em distância, garantindo o primeiro lugar e superando seu próprio recorde paranaense anterior, de 6,25 metros na categoria sub-14. Nos 150 metros rasos, Rafael completou a prova em 17,41 segundos, assegurando outra medalha de ouro e sua vaga nos JEBs.
Rafael estuda no Colégio Bom Jesus de Rolândia e lá tem Neil Galamba como professor de Educação Física. Na sua vida de atleta, Rafa é orientado e treinado pelo professor Ivar Benazi, o Tucano, técnico da equipe de atletismo de Rolândia. Ambos profissionais têm desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento do jovem atleta, proporcionando orientação técnica e suporte contínuo.
“O desempenho de Rafael tem sido excepcional. Ele não só se destacou no Paraná, mas também está entre os três melhores do Brasil no salto em distância para a sua faixa etária. Acredito que o salto em distância seja a prova em que ele tenha mais chances no Brasileiro”, afirmou o treinador Tucano.
Para o técnico, se o atleta continuar focado em um treinamento bem consistente, as chances de ele alcançar resultados significativos nos JEBs são bem grandes. “Temos aproximadamente 60 dias até os JEBs, e cada dia de treino será crucial. Nosso foco principal será aprimorar suas técnicas no salto em distância e nos 150 metros rasos, garantindo que ele esteja no auge de seu desempenho físico e mental para as competições”, destacou o Tucano.
Um bom resultado no Recife pode, possivelmente, trazer uma convocação para representar o Brasil no Campeonato Sul-americano Escolar, que neste ano será na Colômbia.