1º Festival ‘Prato Típico de Ibiporã’ teve como campeões o Bolinho crocante de mandioca com calabresa (Entrada) e a Costelinha de porco ao molho barbecue de goiabada (Principal)
A semana passada começou com muita emoção e expectativa pelo resultado do 1º Festival Gastronômico ‘Prato Típico de Ibiporã’ nas categorias Entrada e Prato Principal. O projeto, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT), com o apoio do SENAC Londrina (sua área de Gastronomia) e da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo de Ibiporã, tem como objetivo promover a cultura e o turismo local, destacando os sabores típicos da região e valorizando os participantes.
O festival recebeu 26 inscrições na primeira etapa, das quais 19 competidores foram para a segunda fase (de triagem e seleção das receitas) e 16 foram credenciados a preparar e apresentar seus pratos à comissão avaliadora, dividindo o fogão, os fornos e as bancadas da cozinha do Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI) no dias 19 (Entrada) e 20 (Prato Principal).
A cerimônia de divulgação do resultado final ocorreu na segunda-feira (25), no CTTI, e contou com as presenças de autoridades municipais, membros do secretariado, servidores, representantes do Senac Londrina (Amanda Marconi e Marcelo Furuti), finalistas e seus familiares.
Durante o evento, todos foram presenteados com aventais confeccionados especialmente para o festival. Após a explicação dos critérios estabelecidos pelo regulamento e analisados pela comissão técnica de avaliação, foram anunciados os três primeiros colocados de cada categoria. Na Prato de Entrada, venceu Silvia Madalena Duarte Portella com o Bolinho crocante de mandioca com calabresa, seguida de Aracele Pedro com seu Frango frito e de Adriely Carolina Brassaroto com o Torresmo pra lá de bão. No Prato Principal, Rosileni Suguieda foi a campeã com a Costelinha de porco ao molho barbecue de goiabada, Mariana Pereira Oliveira ficou em 2º com o Sanduíche de carne de jaca com queijo mineiro grelhado e João Paulo Telles em 3º com a Queima do Alho (prato tropeiro).
Competição acirrada
A competição foi bastante acirrada e a pontuação dos participantes ficou bem próxima. Os resultados e o nível de preparo dos pratos surpreenderam em muito a organização, uma vez que a maioria não são profissionais do ramo e cozinham mais em casa, para a família e amigos. Outros já são experimentados na área e têm a sua clientela ou dirigem estabelecimentos.
Os técnicos do SENAC avaliaram os candidatos em todos os quesitos: organização e planejamento para a preparação da receita, boas práticas na manipulação de alimentos, tempo de entrega do prato e por fim a apresentação e conceito do prato para a banca de jurados.
Já os avaliadores da SMCT e da Prefeitura avaliaram somente os quesitos relacionados à apresentação e ao conceito do prato, mas que tinham grande pontuação e incluíam: apresentação visual, as técnicas utilizadas, o preparo do prato com o conceito e caracterização como Prato Típico da Ibiporã, o sabor, a textura e a criatividade do prato, com a utilização de ingredientes oriundos da região Norte do Paraná e de Ibiporã.
Premiação
Como já previsto em regulamento, os três primeiros de cada categoria serão premiados com um troféu customizado especialmente para o Festival. Também será publicado um livro impresso, a ser lançado este ano, com a finalidade de divulgar estes pratos típicos de Ibiporã e promover o turismo local.
Competindo com uma receita de família, Silvia Madalena Duarte Portella declarou estar surpresa e honrada com a primeira colocação na categoria entrada. “Fiquei muito feliz em ter um bolinho de mandioca, uma receita de família, caseira, simples, que vem da minha vó, ser premiada em um evento tão especial como este para a cultura da nossa cidade”, ressaltou a servidora aposentada.
Rosileni Suguieda estava confiante que a sua costelinha de porco ao molho barbecue de goiabada cairia no gosto dos jurados, mas não esperava a primeira colocação no festival. “É a primeira vez que participo de um evento assim e me surpreendi com o resultado. A carne de porco estava suculenta, bem temperada, mas creio que o molho barbecue de goiabada foi o diferencial. A partir de agora, colocarei no meu cardápio que ele foi eleito um dos pratos típicos de Ibiporã. Vai fazer ainda mais sucesso”, prevê orgulhosa.
Em nome da Prefeitura Municipal de Ibiporã, a SMCT agradece o apoio do governo municipal, do Senac e a todos e todas que aceitaram o desafio de realizar esse festival! Foi fantástico ver a empolgação dos participantes, o cuidado com os produtos, o sentimento e a história em torno da receita, o capricho na montagem dos pratos e a satisfação de estarem conosco neste projeto corajoso e inovador.