Órgão federal aprovou o projeto e liberou a construção do Viaduto da Esperança; comunicado, Governo do Estado segue com o processo licitatório
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Ministério dos Transportes, aprovou o projeto do Viaduto da Esperança e liberou a sua construção. A obra será no cruzamento da Avenida da Esperança com a BR-369 e tem custo estimado de R$ 25 milhões. A Prefeitura já comunicou a ‘liberação’ do DNIT ao Governo do Estado, que vai dar sequência ao processo licitatório.
De acordo com a estimativa do projeto da Prefeitura de Cambé, cerca de 25 mil veículos e seis mil caminhões trafegam pelo trecho diariamente. O local é a ligação entre Londrina, Rolândia e Arapongas e da parte de baixo da BR-369 com o Centro e outros bairros de Cambé. Hoje a rodovia corta a cidade, separando duas regiões com cerca de 50 mil moradores de cada lado da via.
Em fevereiro de 2024, o prefeito Conrado Scheller esteve em Curitiba para entregar pessoalmente o projeto desenvolvido pela Prefeitura, com projeção em 3D e simulação do andamento das intervenções ao longo do tempo. O projeto foi desenvolvido dessa forma para garantir mais precisão para orçar materiais, prever diferentes soluções a partir de cada etapa do projeto e corrigir erros antecipadamente. Com a aprovação do DNIT e licitação da Prefeitura, o Governo do Estado, pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER).
O prefeito Conrado Scheller celebrou a ótima notícia, destacando que a obra importante e aguardada em toda a região. “O viaduto é esperado não só pela cidade de Cambé como todos que se utilizam da BR-369. Mais de 25 mil veículos que trafegam ali todo dia. Era o último ato que faltava para o governador Ratinho Junior licitar a obra e começar a construção. Falei com o governador ainda ontem, que ficou contente com essa aprovação e disse que vai dar continuidade ao processo para termos essa importante obra, na casa dos R$ 25 milhões, que vai trazer uma solução para Cambé, mas acima de tudo para toda a região.”
No evento de entrega do projeto, o governador Ratinho Junior já havia destacado a obra, que somada a outras intervenções que a região vem recebendo, como Viaduto José do Carmo Garcia e da PUC, em Londrina, resolve problemas de segurança viária da região e cria uma grande artéria logística.
“Esse é um projeto importantíssimo. Há muito tempo a região trabalha em cima dessa solução, para poder diminuir os acidentes que acontecem ali, facilitar a vida e a integração urbana da cidade dos dois lados e, claro, levar mais segurança para toda a população e melhorar a logística de Cambé, Londrina e toda a região. Com a obra, teremos mais integração, vamos juntar Cambé, que hoje é, infelizmente, separada por uma BR, e com esse projeto visamos unificar cada vez o município”, disse o governador em fevereiro do último ano.