Ibiporã: 7ª Conferência Municipal da Cidade será na quarta

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Infraestrutura
  6. /
  7. Ibiporã: 7ª Conferência Municipal...

Prefeitura de Ibiporã realizará Conferência sobre desenvolvimento urbano e reunirá sociedade civil e poder público para debater propostas voltadas à construção de cidades mais inclusivas, sustentáveis e democráticas

Conferência será no CTTI

A Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Ibiporã promove realizará a 7ª Conferência Municipal da Cidade na próxima quarta-feira (30), a partir das 8h30, no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI). O evento tem como objetivo reunir representantes do poder público e da sociedade civil para discutir propostas e eleger delegados, contribuindo para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), em consonância com a 6ª Conferência Nacional das Cidades. A programação contará com palestras, grupos de discussão e plenária, seguindo diretrizes do regimento estadual e nacional.


A conferência será um espaço de diálogo e formulação de propostas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável, reunindo representantes do poder público, sociedade civil, movimentos populares, entidades profissionais, acadêmicas e empresariais.


A programação contará com a participação, como palestrante principal, a arquiteta e urbanista, professora e mestre Lucy Ana Staut, coordenadora e docente do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Positivo, campus Londrina. Graduada em arquitetura e urbanismo pelo CESULON, mestre em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisadora na área de desenho universal e acessibilidade no ambiente construído.


Também estará presente a Doutora Laura Keiko, assistente social e estudante de arquitetura e urbanismo: graduada, mestre e doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo além de ser especialista em: Adolescente em Conflito com a Lei; Administração e Planejamento Governamental; Populações em situação de Vulnerabilidade Social. A Dra. Laura estará trazendo sua experiência profissional para discutir a cidade através do seu aprendizado ao longo de sua vida profissional sob o olhar da vivência das questões sociais com relação à urbanização.


Durante o evento um representante do Parque Geminiani Momesso também estará fazendo uma explanação sobre a implantação do parque dedicado à arte brasileira, parque esse que impactará no desenvolvimento do município por ser o maior museu a céu aberto e dedicado à arte brasileira da América Latina. A cidade, toda região e até mesmo o estado, deverão pensar em estratégias voltadas ao desenvolvimento turístico regional.


Serão debatidos os desafios locais e as contribuições de Ibiporã para a construção de políticas públicas urbanas em nível estadual e nacional. O tema central deverá ser desenvolvido de forma a articular e integrar diversas políticas urbanas — como Habitação, Acessibilidade e Mobilidade, Transportes e Trânsito, Saneamento Ambiental e Meio Ambiente, Regularização Fundiária e Desenvolvimento Econômico Sustentável — em conformidade com o Plano Diretor do município, com direcionamento às três esferas da Federação.


A programação contará com palestras, grupos temáticos e uma plenária final, respeitando a composição proporcional de participação prevista no regimento: 42,30% para o Poder Público e 57,10% para a Sociedade Civil.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: