Executivo e Legislativo de Ibiporã foram recebidos no Edifício de Produção da Usina para o anúncio dos recursos que possibilitarão a concretização do parque de 1,29 km² na sub-bacia hidrográfica do Córrego Água dos Tucanos
A diretoria da Itaipu Binacional recebeu o Executivo e Legislativo da cidade de Ibiporã, na quinta-feira (20), no Edifício de Produção da Usina de Itaipu. O encontro teve como tema o anúncio de um repasse no valor de R$ 15 milhões para a implantação do Parque dos Tucanos. A obra terá uma contrapartida de R$ 7.731,672,01 da prefeitura de Ibiporã.
O Parque dos Tucanos terá dois lagos paisagísticos e considerará, em seu projeto arquitetônico, a proteção das espécies nativas, jardim sensorial e um ‘Jardim de Mel’, com plantas que atraiam abelhas sem ferrão. Esse projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento. O Parque a ser edificado é um espaço de lazer e promoção da qualidade de vida sustentável para a família ibiporaense e vai priorizar a proteção do ecossistema local.
O projeto será implementado na sub-bacia hidrográfica do Córrego Água dos Tucanos e contará com uma área de 1,29 km², onde existe um fundo de vale com nascentes protegidas e que serão protagonistas do Parque dos Tucanos. Para quem conhece o município, o acesso ao fundo de vale se dá por meio da Rua Manuel Ferreira, no Conjunto Habitacional José Leite.
Participaram da solenidade, do processo de desenvolvimento dos projetos e da ação o presidente da Itaipu Binacional, deputado Federal licenciado Enio Verri; a deputada Federal, Luísa Canziani; o prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira; a primeira-dama, Eliana Eik Borges Ferreira; a vice-prefeita Mari de Sá; o diretor Financeiro da Itaipu, André Pepitone; o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni; o IAT-PR e as secretarias Municipais de Planejamento, Agricultura e Meio Ambiente, Procuradoria Geral do Município, o Legislativo Municipal e as assessorias de Projetos e de Gabinete.