Combate a cupins, remoção de árvores comprometidas e plantio de espécies adequadas, ações estão sendo realizada por familiares de sepultados no local
Uma adequação da vegetação está sendo realizada no cemitério São Rafael, de Rolândia, com a ajuda de familiares de sepultados no local e com apoio da prefeitura de Rolândia. A ação se tornou necessária em virtude da idade e do estado das árvores ali existentes, pois muitas estão mortas ou já comprometidas, colocando em risco pessoas que frequentam o local e, até mesmo, os túmulos bem como outras estruturas do cemitério.
Os trabalhos, que estão sendo custeados por familiares, se dividem em três etapas: o tratamento químico para extermínio dos cupins que infestam o solo e as árvores; a remoção das árvores comprometidas; e o plantio de árvores mais indicadas ao local.
A primeira etapa já foi concluída pela Multivet, empresa local que realiza o controle de pragas. A segunda etapa será levada a efeito nas próximas semanas. Incialmente foram realizados estudos e um relatório técnico pelo biólogo Henrique Garcia Rocha, da Flora Londrina, especialista neste tipo de arborização. O estudo foi submetido à aprovação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Rolândia. A terceira etapa contará com apoio do viveiro de mudas do Município.
Quando o assunto envolve a capela e o cemitério São Rafael, dois itens sempre se fazem presentes: a estrada do São Rafael e a arborização do cemitério. Por isso, os familiares e a prefeitura municipal, entendem que fazer a manutenção desta flora é de vital importância também para o turismo e o lazer, já que muitas pessoas frequentam o local; tanto turistas e visitantes como a comunidade local.
Todo esse trabalho segue na linha de participação comunitária da comunidade de Rolândia, em parceria com o Poder Público. Vale ressaltar que a área da capela e do cemitério foram doados para tal fim por um dos pioneiros. A construção da capela também foi realizada com recursos da comunidade. E agora a revitalização da arborização do cemitério segue o mesmo caminho.
O Cemitério São Rafael
A atual capela do São Rafael foi erigida em 1958, em substituição à capela de madeira de 1937. Já o cemitério, conforme a tradição europeia, foi estruturado ao lado do templo religioso em 1940, com 379 terrenos. Desde o início foi organizado como um cemitério ecumênico. Ali estão sepultados católicos, luteranos e membros da comunidade judaica.
Portanto, além de alemães, estão enterrados italianos, eslavos e suíços, embora muitas vezes seja referido com cemitério alemão. Ele reflete um pouco a cultura multiétnica de Rolândia e simboliza a convivência cordial entre os povos na cidade. Recentemente foi construído um anexo ao cemitério para sepultamento da comunidade judaica, já que a área anterior está lotada.