Cães sem tutores são um problema para a comunidade; associações, como a Vira Lata Vira Amigo e AMAR, fazem feira de adoções periodicamente

As adoções de cachorros e gatos, em feiras realizadas pelas associações como a Vira-lata Vira Amigo e o Mundo Animal de Rolândia (AMAR), diminuem a quantidade de pets abandonados, um problema de muitas cidades. No sábado (20), o JR esteve na Feira de Adoção da ‘Vira Lata…’, no Calçadão central de Rolândia, e pôde acompanhar uma adoção ‘in loco’.
Thalita Farias, de 21 anos, tinha uma cachorrinha que veio a falecer quando ela tinha 10 anos. Passando pelo Calçadão neste sábado, Thalita foi até a Feira de Adoção e já ‘catou’ uma das duas cachorrinhas, ainda filhotes, que restavam. Moradora do Jardim Santiago, Thalita afirmou que: “Não é porque é vira-lata que não possa ser adotado”. Um ótimo conselho.
Hoje, a Vira Lata trabalha em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, com a Prefeitura de Rolândia e com a clínica conveniada Clinopet, em Cambé. O município de Rolândia realiza anualmente o repasse destinado ao convênio veterinário, que cobre parte dos atendimentos. Porém, como a clínica não funciona 24 horas, os casos noturnos, de fim de semana ou feriados, precisam ser encaminhados ao atendimento particular do veterinário Dr. Michel Zahad, o que aumenta consideravelmente os custos.
Além das despesas com atendimentos veterinários, a ONG enfrenta a falta de sede própria, a ausência de um espaço adequado para recuperação dos animais resgatados, a dificuldade em encontrar lares temporários e o número reduzido de voluntários. Para aumentar seus recursos, a associação realiza rifas e promoções, cuja arrecadação vai toda para atendimentos emergenciais de cães e gatos em situação de risco em Rolândia.
Como ajudar
Além de colaborar em rifas e promoções, a população pode ajudar a associação oferecendo lares temporários, compartilhando publicações, divulgando animais para adoção, auxiliando no transporte, denunciando maus-tratos e incentivando a guarda responsável.
Para conhecer mais sobre a Vira Lata Vira Amigo, basta acessar o perfil @viralataviraamigo.rolandia no Instagram, no qual são divulgados casos, ações, campanhas e formas de colaborar com a causa animal. Mais informações pelo fone (43) 98871-9520. Já o @amarrolandia é o perfil da Associação Mundo Animal no Instagram – o contato pode ser solicitado por lá.



