Crianças da escola rolandense cultivaram a planta desde o início do ano e realizaram o plantio no Dia da Árvore
Cerca de 80 crianças da Escola Municipal Luiz Real, que fica no distrito de São Martinho, em Rolândia, participaram de uma atividade muito especial nesta semana em celebração ao Dia da Árvore. Na quarta-feira (21), os alunos plantaram 5 mudas do Ipê-Amarelo na escola, mudas essas que eles mesmos cultivaram, ainda sementes, desde o início do ano letivo de 2022. Ainda falta uma muda a ser plantada, já que a chuva atrapalhou o plantio na quarta.
“O plantio aconteceu em dois momentos, pela manhã, foram plantadas duas mudas e à tarde foram plantadas outras três mudas. Ao todo foram plantadas cinco mudas de Ipê-Amarelo em nossa escola. Esta atividade não faz parte de um projeto específico, mas está inserido na proposta pedagógica da escola dentro dos temas transversais”, explicou a professora Anna Amélia, diretora da Luiz Real.
A diretora conta que a professora Vera Lúcia Mello Gonçalves conseguiu as sementes com sua irmã, Aparecida Crispim, que as pegou na cada dela. Aparecida preparou as sementes e cuidou até virarem mudinhas. Depois disso, repassou para a irmã professora, que levou para seus alunos do 5º ano. “As crianças cuidaram delas até atingirem o ponto de plantio, o que aconteceu exatamente no Dia da Árvore”, revela Anna Amélia.
Uma curiosidade do Ipê-Amarelo é que a árvore é considerada a flor símbolo do Brasil, de acordo com decreto instituído por lei pelo então presidente Jânio Quadros, em 1961. A motivação está relacionada à floração da árvore, que ocorre em setembro, e às cores de suas flores e folhas: amarelo e verde, que representam a bandeira nacional.