Ação do Meio Ambiente de Rolândia ocorre em parceria com o Rotary Club de Rolândia e Green Ocean, serão recolhidos equipamentos de informática, eletrônicos, eletrodomésticos, pilhas e muito mais
Neste sábado (30), a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Rolândia (Semma), em parceria com o Rotary Club de Rolândia e a empresa Green Ocean, fará uma coleta de resíduos eletrônicos no município. A ação será realizada das 09 às 14 horas na praça da Igreja Matriz São José, que fica na rua Santa Catarina, nº 1263, no centro da cidade.
No dia da ação serão aceitos: Equipamentos de informática (CPU, fontes, mouses, monitores, notebooks, impressoras, placas mãe); Equipamentos eletrônicos (celulares, carregadores, TV, DVDs); Eletrodomésticos linha branca (geladeiras, micro-ondas, fogões, máquinas de lavar); Eletroportáteis em geral; Chapas de Raio X; cabos, pilhas, baterias e lâmpadas.
Coleta de lâmpadas na Semma
Quem não puder levar lâmpadas, pilhas e baterias para descarte no dia do evento não precisa se preocupar, pois a Semma conta com um ponto de coleta que fica na própria secretaria, localizada na rua Santa Catarina, nº 1396, na região central de Rolândia. A Semma recebe as lâmpadas para descarte de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 17h.
“Em Rolândia, temos uma parceria com a Reciclus desde julho do ano passado e, com isso, já recolhemos mais de uma tonelada em lâmpadas fluorescentes que poderiam ir para descarte inadequado”, conta Audinil Maringoda Junior, secretário de Meio Ambiente de Rolândia. Os trâmites para realização da parceria iniciaram-se em fevereiro de 2021 e foi concretizado em julho com a implantação do ponto de coleta na própria secretaria.
O primeiro recolhimento da empresa Reciclus em Rolândia foi em agosto de 2021 e, nessa ocasião, foram coletados 750 quilos desse material. A última coleta foi no dia 22 de fevereiro e foram levados 48 quilos de material. De acordo com a Reciclus, todas as lâmpadas de seus coletores têm destino certo – são encaminhadas para recicladoras homologadas para descontaminação e reaproveitamento de mais de 90% dos seus componentes na indústria. A empresa tem mais de 3,1 mil pontos de entrega de lâmpadas pelo Brasil todo.
Perigo à natureza
As lâmpadas fluorescentes são compostas por mercúrio, um material muito nocivo à natureza e aos seres vivos. Quando descartadas de forma irregular, a substância pode afetar a atmosfera causando chuvas contaminadas. Animais e plantas também podem morrer ao absorver o mercúrio. “Por isso, descartando suas lâmpadas da forma adequada, você estará evitando danos como esses possam ocorrer. Faça sua parte e colabore com o meio ambiente”, conclui Audinil Maringoda Junior.
Mais informações sobre o assunto pelo telefone, que também é WhatsApp, (43) 3156-0333.