No próximo dia 13 de junho (domingo), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Rolândia vai realizar uma ação especial na Estrada do São Rafael. Conforme explicado pela secretária de Cultura e Turismo, Flávia Galbero, serão instaladas na estrada placas com mensagens de conscientização ambiental e de cuidados com a estrada, que é um cartão postal da cidade.
A ação tem relação com o Projeto Educação para o Turismo que vem sendo desenvolvido pela secretaria e que envolve a educação ambiental e patrimonial. “Nós estamos fazendo essa ação em locais em que existe a movimentação de visitantes, turistas ou mesmo pessoas da cidade, para que a população venha a se conscientizar e cuidar desses locais. O início será na Estrada do São Rafael”, explicou Flávia.
A ação da secretaria de Cultura e Turismo ocorre em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a Comissão Municipal de Preservação Histórica de Rolândia (Comphir), Rotary Club de Rolândia-Caviúna e Rotary Club de Rolândia. A ação também tem o apoio da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e da Secretaria de Assistência Social, por meio do CREAS.
Além da instalação das placas, os participantes da ação farão o recolhimento de resíduos que estiverem no local, e também estarão conscientizando os usuários da estrada que estiverem passeando pelo local. “Vamos fazer um processo de conscientização das pessoas que usam o local a preservar a estrada, recolher o seu lixo, não depredar entre outros aspetos de preservação ambiental e patrimonial”, afirmou Flávia Galbero.
As placas são de madeiras e já estão praticamente prontas. Elas trazem frases como: Não tire nada além de fotos; Não deixe nada além de pegadas, Não leve nada além de saudade; Não corra, curta a natureza, Recolha seu lixo; Ao sair, deixe saudades e muitas outras. Nesta semana, as cerca de 20 placas foram confeccionadas com o trabalho de muitos voluntários e estão prontinhas, esperando para serem instaladas na Estrada do São Rafael,que já foi preparada.
“Nós também tivemos o apoio do Spa Recanto das Figueiras, que deram todo o suporte para em relação a essa pintura no início. Também foi a funcionária Maisa que desenhou todas as madeiras com as frases, que foram escolhidos por nós”, revelou Flávia Galbero. Já a pintura das placas contou com o apoio do CREAS, conforme já informado pela secretária