Samae divulga as mudanças no cronograma de coleta seletiva integral de lixo no município, que começam na segunda-feira
Os moradores de Ibiporã devem ficar atentos para as mudanças no cronograma da coletiva seletiva que começam a partir da segunda-feira (20) no município. Nesta semana, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto SAMAE divulgou as alterações que buscam otimizar o serviço e corrigir eventuais problemas, garantindo maior eficiência e atendimento às demandas de todos os bairros. “Solicitamos que os ibiporaenses fiquem atentos aos novos dias de coleta em seus respectivos setores”, alerta Mari de Sá, vice-prefeita e diretora-presidente do Samae.
O Setor 1 terá a sua coleta noturna a partir das 19 horas e seguirá o seguinte cronograma: recolhimento de lixo orgânico às segundas, quartas e sextas-feiras, rejeito e reciclável às terças e sábados, e apenas o reciclável às quintas-feiras. “Como o fluxo é menor nesses bairros do Setor 1 à noite, a coleta flui mais rapidamente”, explica Renan Borges, coordenador de resíduos sólidos do Samae.
Os bairros do Setor 1 são o centro, os jardins Santa Luzia, São Manoel, Brasília, Monte Verde I, Panorama, Paraíso, Planalto e Recanto Parque Coarí, e os condomínios Royal Boulevard, Moradas do Alvoreda, Parque do Vale, San Conrado e Terra de Santa Cruz I e II, a Vielas Primeiro de Maio e a Vila Martins.
O Setor 2 tem sua coleta em dois períodos, de manhã e à noite, e segue o seguinte planejamento: recolhimento de lixo orgânico às segundas, quartas e sextas-feiras, coleta de rejeitos às terças e sábados, e recolhimento de reciclável às quintas-feiras. Sobre o reciclável, Renan lembra que percentual de aproveitamento de Ibiporã é de 59%, bem acima da média nacional, que é de 38%.
No Setor 2, a coleta de manhã será no Bom Pastor, Jamil Sacca, Rosa de Ouro Setor, Said Mustapha Issa, Recanto Pigarro, nos conjuntos Angelo Maggi, Antonio Frederico, Antonio Guilherme, Canadá, Dorival Elói Bruschi, Francisco D. Moya, Habitacional Azaleia, Henrique A. Pereira, João Megid, José Leite Silva, José Messias, José Pires Godoy, Lourenço Baccarin, Miguel Antico, Padre Rino Nogaroto, Pedro Morelli, Pedro Splendor, Residencial Afonso Sarabia, Residencial Agenor Barducco, Vale Verde, Habitacional Kaloana, Habitacional Miguel, no distrito Taquara do Reino, nos jardins Morada do Sol, Municipal, Progresso, Res. Guandalini Erman, Rivello, São Francisco, São João, Zanoni, Figueira, Lebron, Canaã, Cinquentenário, Delta Ville, Estoril, Flamboyant, Kennedy, Las Vegas, Millenium, Antonio Semprebom, Beltrão, Boa Vista, Casagrande, Éden, Itamarati, Malibu e Residencial Santana, nos residenciais Alberto Negro, Alcides Pelisson, Borges, Bueno, Buenos Aires, Canesso, Do Sol, Frangão, Granville, Ibiram, José Bigati, Paranoá, Pedro Baise, Quebec, Tupy, Vista Bela, Campo Belo, Água do Engenho, do Lago 1, Parque do Vale, Santa Amélia, Terra Bonita e Tucanos, e nas vilas Esperança, Ipê, Paulista, Rosana e SempreBom.
Já a coleta noturna do Setor 2 se dará nos seguintes locais: Recanto Parque Guará, jardins Santa Paula e San Rafael, vilas Romana I e Romana II, residenciais Girassóis e Castelo Branco, condomínio Emp. Ibiporã I e Parque Industrial.
Mari de Sá lembra do tipo de material que vai em cada saco e sua cor. “Os sacos verdes são para materiais recicláveis como plástico, vidro, alumínio, metal, papel e papelão. Os sacos cinzas são para rejeitos como fraldas, absorventes, papel higiênico, cigarro, roupas e calçados. Já outros sacos ou sacolinhas de supermercados são para restos de alimentos”, ressaltou a presidente do Samae.
O Samae distribui sacos verdes e cinzas gratuitamente para a população – são cerca de 138 mil sacos verdes e 182 sacos cinza (para rejeito) por mês. Cada unidade consumidora recebe, em média, 5 sacos de reciclável por mês e 7 de rejeito. “Em Ibiporã, o serviço de recolhimento de lixo é feito pela empresa terceirizada Sistema há cerca de cinco meses. Com o aumento das reclamações, o Samae fez um estudo que resultou nessas mudanças, que começam na segunda-feira”, afirmou Maria de Sá. “O sistema de coleta de lixo integral foi implantado em Ibiporã em 2011 e o ibiporaense na separação de lixos”, concluiu a vice-prefeita, que assumiu o Samae a pedido do prefeito Zé Maria.
Em 2024, Ibiporã gerou 1.147 toneladas de lixo (reciclável, orgânico e rejeito).