Evento foi preparatório para as Conferências Estadual e Nacional, que tratarão da Emergência Climática
A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, realizou sua 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, com o tema ‘Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica’, na quinta-feira, 28 de novembro. Realizado no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI), o evento teve como objetivo discutir ações essenciais para o enfrentamento das mudanças climáticas e promover um futuro mais sustentável.
A conferência, que serve como etapa preparatória para a Conferência Estadual do Meio Ambiente, integra um processo de mobilização para a construção de políticas públicas voltadas à preservação ambiental e adaptação às mudanças climáticas. Foram três: o Prof. Dr. Jorge Alberto Martins falou sobre as “Mudanças climáticas e adaptações necessárias para o aumento da resiliência urbana”; Claudia Bueno dos Reis Martinez tratou da “Emergência climática: o desafio para a saúde única”; e Ariella discutiu a “Importância das Diversidades: Da Natureza às Políticas Públicas”.
Após as palestras, os participantes foram divididos em grupos para discutir os cinco eixos temáticos da Conferência Nacional de Meio Ambiente: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica, e Governança e Educação Ambiental. Cada grupo elaborou propostas que foram apresentadas na plenária, resultando na priorização de 10 sugestões que serão encaminhadas à Conferência Estadual em 2025. Também foram eleitos três delegados titulares e três suplentes para representar Ibiporã na conferência estadual.
O evento contou com a presença de autoridades locais e regionais, como o Prefeito José Maria Ferreira, a Vice-Prefeita Mari Soares de Sá, a Presidente da Câmara Maria Aparecida Galera, e os vereadores Rafael Eik Ferreira e Diego Barbosa da Fonseca. O Promotor de Justiça do GAEMA, Dr. Renato Santana, também participou, destacando a importância do evento para as políticas públicas ambientais. Além disso, estiveram presentes a Fiscal da Defesa de Sertanópolis, representando a ADAPAR, Rosilei Favarão Andriolli, o Diretor de Agropecuária e Meio Ambiente de Jataizinho, Willian Renan Piva dos Santos, e o agrônomo Dr. Renan Ribeiro Barzan, Gerente Regional no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná IAPAR-EMATER (IDR-Paraná).
Com caráter deliberativo, as decisões da conferência contribuem diretamente para o fortalecimento da Política Nacional sobre Mudança do Clima e para o avanço das ações em defesa do meio ambiente.