Secretaria de Meio Ambiente já cataloga a quantidade de espécies na região central de Rolândia; Arthur Thomas tem quase 42 árvores
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMMA) de Rolândia deve iniciar a erradicação das murtas no município ainda em abril. A informação foi dada por Audinil Maringonda Junior, secretário de Meio Ambiente. “Iniciamos um estudo para catalogar a quantidade de murtas que temos na cidade. Ainda em abril devemos iniciar os cortes e o replantio de outra espécie no local”, explicou Audinil.
A erradicação da Murta obedece a um decreto do Governo do Paraná que declara situação de emergência fitossanitária em todo estado, decorrente da infestação na citricultura pela praga Candidatus liberibacter spp., agente causal da doença Huanglongbing (HLB) ou Greening dos citros.
O “HLB” ou “greening dos citros” é uma praga severa, de rápida disseminação, que afeta seriamente as plantas cítricas, principalmente devido à morte prematura de planas dos frutos, que resulta em redução da produção de laranja, limão, tangerina e afins. A doença é espalhada por um inseto, que é atraído pela Murta (Murraya paniculata), amplamente utilizada no passado na arborização urbana de Rolândia.
Apenas no coração de Rolândia, segundo o levantamento da Semma, há cerca de 240 exemplares de mur-ta. “Acredito que em Rolândia haja mais de 3 mil murtas. Vamos saber pelo levantamento. Devemos replantar ipê amarelo ou ipê branco, o resedá. Árvores de pequeno porte”, ressaltou Audinil.
“Se o cidadão tiver murta em sua casa e quiser promover a substituição, basta ir até a Semma e solicitar a autorização de corte e a retirada de uma nova muda no Viveiro Municipal”, explica Audinil.
A Semma fica na Rua Santa Catarina, 1396, e atende de segunda a sexta, das 9 às 11 horas e das 13 às 17 horas. O FoneWhats é o 43 3156-0333.