A dor lombar é considerada uma causa frequente de morbidade e incapacidade, sendo inferior apenas à cefaleia na escala dos distúrbios dolorosos que afetam a população. É um quadro que constitui a principal causa de faltas ao trabalho, ultrapassando o câncer e o acidente vascular encefálico.
A lombalgia crônica é caracterizada por dores incapacitantes que permanece após o terceiro mês, a contar do primeiro episódio de dor aguda e pela gradativa instalação da incapacidade, muitas vezes tendo início impreciso, com períodos de melhora e piora. Das várias características das lombalgias, problemas nos discos intervertebrais são os principais pontos relacionados a essas queixas. Todas as categorias de dor, com ou sem rigidez que se localizam na região inferior das costas, entre a última costela e a prega glútea, recebem o nome de lombalgia.
Já lombociatalgia se caracteriza por dor na região glútea com irradiação para os membros inferiores. Cerca de 26 milhões de pessoas com idade entre 20 a 64 anos sofrem frequentemente de dores na coluna lombar gerando um percentual de 3% a 6% de incapacidade no trabalho anual no Brasil.
As principais causas da lombalgia e lombociatalgia são: doenças inflamatórias, degenerativas, fraqueza muscular entre outros. O tratamento do quadro na maioria das vezes é clínico, podendo em casos especiais necessitar de tratamento cirúrgico.
O tratamento clínico consiste em administração de vitaminas do complexo B, associados ou não à anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares. Recomendamos aliar ao tratamento medicamentoso a fisioterapia, RPG (reeducação postural global) acupuntura e na manutenção pós primeira fase do tratamento, sempre orientamos a execução de alongamentos e fortalecimento muscular com a técnica Pilates com fisioterapeutas qualificados e exercícios em academias especializadas com a supervisão de profissionais da área.
Dr. João Jorge Nascif – Ortopedia, traumatologia e perito judicial. O médico atende na CLINIMED – Saúde Integrada, na rua Estilac Leal 77 – Rolândia. O fone é o (43) 3255-1717.