A próxima reunião para dar sequência à elaboração do Plano Municipal de Turismo de Rolândia acontece nesta terça-feira (23), às 18h30, no Bremen Center (avenida Presidente Vargas esquina com a rua Estilac Leal). O encontro será para debater as ações que serão implantadas para promover o turismo no município. No mês passado, foi realizada uma oficina participativa em que os participantes deram notas às propostas de ações e foi feito um ranking.
– Manter o inventário turístico atualizado;
– Buscar destinação de verbas para o turismo oriundas do ICMS Ecológico;
– Aprimorar o policiamento nas ruas;
– Articular apoio do poder público à atividade turística;
– Elaborar, em conjunto com a organização, o posicionamento da Oktoberfest, visando resgatar e fortalecer sua identidade;
– Desenvolver circuitos turísticos temáticos, de acordo com o conceito economia da experiência, envolvendo a gastronomia e manifestações artísticas locais, dança de integração;
– Inserir o turismo no site da Prefeitura (link, conteúdo, etc);
– Implantar (e manter atualizadas) mídias sociais sobre o turismo em Rolândia (Facebook, Instagram, etc);
– Buscar parceria com a Rota do Café e outras rotas, a fim de inserir mais empreendimentos/circuitos de Rolândia;
– Articular a criação de uma lei de incentivo ao Turismo.
Importância – Ter um Plano Municipal de Turismo é um dos requisitos para que o município possa pleitear verbas federais para o Turismo. O Plano passa por referenciais federais, estaduais e municipais, através dos quais são analisados documentos das três esferas.
Flávia Galbero, turismóloga do município, explica que o plano é um dos documentos exigidos dos municípios que querem participar do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo. Outra exigência para integrar o PRT, segundo Flávia, é que o município tenha um Conselho de Turismo, um Fundo Municipal de Turismo, um órgão oficial de turismo – que no caso é a Secretaria – e o inventário turístico municipal, além do Plano Municipal.
Depois de elaborado o plano, a Secretaria vai encaminhar toda a documentação para o Paraná Cidade, órgão estadual dentro da Secretaria Estadual de Esporte e Turismo. A partir do documento, serão desenvolvidas ações voltadas ao desenvolvimento do turismo, de forma articulada e com a participação da comunidade. Quando a documentação estiver pronta e aprovada, o município estará apto a buscar recursos do Governo Federal junto ao Ministério do Turismo.