São Rafael diminui fila de espera por cirurgias ginecológicas

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. São Rafael diminui fila...
A população de Rolândia há anos tem uma demanda por cirurgias ginecológicas que não vinha sendo atendida. Fato é que dezenas de mulheres aguardam cirurgia por mais de ano. Nos últimos meses o Hospital São Rafael intensificou o número de cirurgias realizadas e vem atendendo esta demanda reprimida. Segundo Dr. Nilson Giraldi, gestor do Hospital, estão sendo realizadas mensalmente cerca de 160 cirurgias em três salas do Centro Cirúrgico, por oito cirurgiões, mais os médicos, enfermeiros e instrumentadores que auxiliam as cirurgias. 

Sobre a demanda reprimida, a Diretoria do Hospital afirma que das 134 pacientes da lista, já foram realizadas 30 cirurgias, 32 estão aguardando resultados de exames para ser agendado o procedimento. Outras 67 não foram localizadas pelo Hospital. Isso foi notificado para a Secretaria Municipal de Saúde, que deverá verificar os registros de endereço e telefone para posterior contato.  Outras 4 pacientes não compareceram no dia agendado. Apenas uma paciente aguarda cirurgia em Londrina.

Quanto a cirurgias de otorrino e vascular, o Hospital não tem conseguido cirurgiões para a realização dos procedimentos. São cerca de 150 pessoas aguardando. Segundo a Direção do Hospital a Secretaria Municipal esta providenciando estas cirurgias em Hospitais fora de Rolândia. Em ortopedia e cirurgia geral não há fila de espera. São três cirurgiões ortopédicos e um cirurgião geral. 

Giraldi explica que o pagamento do SUS referente às cirurgias é deficitário e não cobre todos os gastos, mesmo com um incremento de 80% nos pagamentos que vem sendo praticado pelo Governo. O recebimento dos valores das cirurgias pode levar até 90 dias. O gestor ressalta que a instituição preenche este déficit com doações da sociedade. Outro fator positivo para o Hospital é a concessão de crédito por parte de alguns fornecedores, que mesmo diante do saldo devedor, reconhece o trabalho que vem sendo realizado e têm auxiliado facilitando os pagamentos dos materiais e medicamentos necessários.
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: