Caminhada da Integração é na manhã deste domingo

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Caminhada da Integração é...
O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Rolândia realiza, na manhã deste domingo (28), a sua 1ª Caminhada Ecológica da Integração pela Trilha da Saracura. O início da Caminhada será com um café da manhã, às 8h, no Salão Comunitário do Km 10 – junto à Igreja, ao lado do restaurante. Os organizadores do evento pedem que as pessoas participantes, se puderem, levem algum alimento, água e sucos – tanto para o café da manhã como para hidratação durante a Caminhada. 

Um pouco antes da Caminhada, que começa às 09 horas, haverá hasteamento de bandeiras pelos grupos participantes, com direito a fanfarra. Em seguida, começa a caminhada pela Trilha da Saracura, com diversos trechos e com percursos que podem chegar a até 5 km dentro da mata. Alguns bancos feitos de bambu foram construídos ao longo da trilha, para os que quiserem sentar e curtir a paisagem.

A Trilha da Saracura fica em uma APP (Área de Proteção Ambiental) no Km 10, na PR-170 (estrada entre Rolândia e o distrito de São Martinho). O evento terá a participação do Grupo de Escoteiros Guarani e Caviúna, Grupo dos Desbravadores, de ciclistas, do grupo Londrina a pé e uma consultoria especial de Ivar Benazi, o Tucano. A Caminhada tem apoio, ainda, da Secretaria de Cultura e Turismo, da Emater, do Lions, da Comunidade do KM 10 e de voluntários.

Trechos 
Alguns percursos serão mais curtos e adaptados à limitação das pessoas (pessoas com necessidades especiais, pessoas com dificuldade de locomoção, com deficiência visual, crianças e idosos). “A palavra de ordem será integração”, explica Daniel Steidle, presidente do Comtur. O convite foi estendido aos alunos e pais da APAE e da 

Escola Municipal Vitório Franklin. Idosos, inclusive do CCI, também estão convidados. 
A ideia é que haja integração entre as pessoas e o ambiente natural da mata, que foi instalada em 2004, em parceria com o LABRE-UEL – são 86 espécies de plantas e mais de 14 mil mudas. “Um turismo simples que irá se somar com o Km 10 e região – há proximidade com dois restaurantes com porco no tacho e com São Martinho, capital paranaense dos Embutidos. Podemos consolidar um exemplo de turismo do interior que poderá se estender a outras localidades do município de Rolândia”, concluiu Steidle.


 
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: