O projeto de leitura do JR, a Bibliotroca, foi inaugurado oficialmente na manhã desta quinta-feira (15), no Calçadão. O evento contou com a presença da escritora de livros infantis Ana Stoppa, do presidente da ACIR, Luciano Marchezini, do sócio da Melon design e publicidade, Fábio Perusso, e da diretora das bibliotecas municipais, Neide Cavalaro. Outros parceiros do Jornal de Rolândia no projeto, o artista visual Gian Magon e a loja Tintas.com você, não puderam estar presentes.
Josiane Rodrigues, diretora do JR, falou da importância de se fomentar projetos sociais – uma preocupação constante do Jornal de Rolândia. “A Bibliotroca não é do JR, ela pertence a todos e pedimos que todos ajudem a cuidar das tocas e que todos ajudem a espalhar os ideais do projeto”, afirmou a diretora, que esteve acompanhada da filha Maria Clara, 7 anos, também entusiasta da Bibliotroca.
Ana Stoppa, apesar de já ter participado de dois eventos até aquela horário, fez questão de falar e de cumprimentar a iniciativa do Jornal de Rolândia. Silvia Püschel, da Secretaria de Educação, também falou da ação do JR e da preocupação com a leitura. “O Jornal de Rolândia já é parceiro da Secretaria de Educação na Sacola Literária, que vai para os alunos da rede municipal”, revelou. Luciano Marchezini e Fábio Perusso preferiram não falar.
O que é?
A Bibliotroca é um projeto de incentivo e democratização da leitura e de ocupação de espaços de Rolândia.
O projeto tem por objetivo instalar pequenas bibliotecas, ou tocas, colaborativas pela cidade, criando espaço para inúmeras trocas literárias. Em simpáticas casinhas de madeira, instaladas em locais de grande circulação, as pessoas podem pegar livros e deixar os que já leram, um material que será lido por outros. Os gibis também entram na festa, ou melhor, nas tocas.
Locais das tocas
Além do Calçadão, há tocas instaladas no ponto de ônibus perto da Igreja Matriz São José (av. Pres. Bernardes), no poste em frente à rua coberta na rua Saguaragi (Vila Oliveira), no poste em frente à nova UBS do Jardim Santiago (rua Alice Rocha), no ponto de ônibus em frente à Igreja São Paulo Apóstolo, na Vila Operária (rua Arthur Thomaz). Falta apenas uma para ser colocada no Conjunto São Fernando. As casinhas dos livros estão sendo instaladas pelo eletricista Reinaldo Gomes de Oliveira, o Salgadinho (9983-4572).
Parceiros e apoiadores
A Bibliotroca é uma parceria entre o Jornal de Rolândia e as Bibliotecas Municipais de Rolândia. As tocas receberam uma pintura exclusiva do artista visual Gian Magon, e tem como apoiadores a Associação Comercial e Empresarial de Rolândia, Melon – Design e Publicidade e Tintas.com você.