O cuidado e a preservação do nosso meio ambiente é um assunto de extrema importância. Ele requer além de investimento, uma conscientização social, voltada a proteção e a preservação. Vamos ampliar as políticas públicas locais para a construção de uma consciência ecológica, precisamos estimular as práticas de proteção ambiental. Porém sabemos que essa mudança de comportamento não acontece de uma hora pra outra, por isso vamos começar a implantar esse pensamento desde a infância, através de programas escolares que ensinem, que premiem as boas práticas ambientais nas escolas. Incentivar ações que colaborem para o desenvolvimento sustentável do nosso município. Impulsionar a criação de grandes eventos na cidade, que marquem datas comemorativas relativas a defesa do meio ambiente e da vida como um todo.
Vamos também dar uma atenção especial a preservação da biodiversidade, incentivar as práticas de conservação do solo e da água, a preservação e reposição das vegetações ciliares e replantio de espécies nativas. Garantir a nossa população o livre acesso às informações e dados das questões ambientais no município. Hoje, um dos nossos maiores problemas é o descarte de objetos, móveis e lixo em locais não autorizados. Sabemos que isso afeta a qualidade de vida da população, além de causar danos ao nosso meio ambiente, por isso vamos implantar ecopontos, locais licenciados para o descarte desse tipo de material.
Nessa estiagem, aumentam os casos de incidência de queimadas, primeiro pelo fator das condições climáticas, depois por pessoas que causam pequenos incêndios em áreas urbanas, entre as mais comuns estão queima de lixo e restos de folhagem. Nosso objetivo é aumentar a fiscalização, coibir essas ações, além de emitir intimações ou mesmo aplicar multas, quando constatadas essas infrações ambientais.
Essas queimadas trazem sérios problemas ambientais, são prejudicais a qualidade do ar, causam desiquilíbrio ambiental, aumentam o calor na cidade e afetam a saúde da nossa população. Diante dessas situações não podemos deixar os cuidados com o meio ambiente como assunto secundário, se quisermos uma cidade com futuro sustentável, vamos começar a investir hoje.